O carnaval é uma festa popular imensa que teve sua origem na Grécia. Nesta época, os gregos celebravam a fertilidade do solo e a produção anual agradecendo aos Deuses. Os católicos, em 590 d.C adotaram essa festa para comemorar o ano lunar, na Idade Média. Nesta época o sentido era outro. Era marcado pelo ¨Adeus a carne ¨ ou como se falava em latim Carne Vale, por isso o termo carnaval.
Atualmente, não possui mais um caráter religioso. Aqui na Bahia, mesmo as festas que ainda possuem um resquício de devoção religiosa, como a lavagem do Bonfim e Iemanjá, existe uma mistura entre religioso e “profano” .
Em épocas festivas, é comum as pessoas descuidarem da saúde. Geralmente adotam uma má alimentação, noites mal-dormidas e descuido com a higiene de uma forma geral. Aliando-se a uma possível baixa de imunidade, o indivíduo fica mais propenso a doenças. CARTÃO VERMELHO,RS.
O governo incentiva o uso de camisinha no carnaval. Prática extremamente importante para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, mas fala-se muito pouco sobre o cuidado que devemos ter com nossa boca. Muitas doenças, inclusive as sexualmente transmissíveis(DST), também podem ser transmitidas pela boca, através do beijo ou sexo oral.
porém na vida real não é isso que acontece:
A saliva é um transmissor de bactérias e vírus. Para se ter uma idéia do problema, num simples beijo, trocamos até 250 tipos de bactérias. Doenças agudas podem se desenvolver após a transmissão bacteriana e \ou viral que ocorre através do beijo. Desde uma simples gripe até doenças mais difícieis de tratar como por exemplo :faringites,laringites, amigdalites, herpes labial,, mononucleose, hepatites A e B, HPV, meningitesm, candidíase , tubérculose, sífilis podem ser transmitidos por esta via.
Algumas doenças da gengiva(gengivite) e periodontite também podem ser transmitidas se houver presença de sangue. Portanto, antes de se deliciar com o beijo observe se o parceiro apresenta ferida nos lábios, mau hálito, dentes mal cuidados e sangramento gengival.
E como não falar da tão temida AIDS? Com relação a AIDS, apesar de o vírus existir na saliva, para que haja a transmissão por esta via é preciso que haja uma porta de entrada (como acabamos de citar acima, um sangramento gengival).
Portanto se liguem nas dicas e um excelente carnaval!!!!
Dra Ivanise Barros (9144-9003)
Estomatologista
Clínica de Alívio da Dor
Publicidade