Últimas News

Vou beijar Muito no Carnaval- Beijar provoca transmissão de doenças?




Carnaval_2013_02_23012013183420    


O carnaval é uma festa popular imensa que teve sua origem na Grécia. Nesta época, os gregos celebravam a fertilidade do solo e a produção anual agradecendo aos Deuses. Os católicos, em 590 d.C adotaram essa festa para comemorar o ano lunar, na Idade Média. Nesta época o sentido era outro. Era marcado pelo ¨Adeus a carne ¨ ou como se falava em latim Carne Vale, por isso o termo carnaval.
Atualmente, não possui mais um caráter religioso. Aqui na Bahia, mesmo as festas que ainda possuem um resquício de devoção religiosa, como a lavagem do Bonfim e Iemanjá, existe uma mistura entre religioso e “profano” .
Em épocas festivas, é comum as pessoas descuidarem da saúde. Geralmente adotam uma má alimentação, noites mal-dormidas e descuido com a higiene de uma forma geral. Aliando-se a uma possível baixa de imunidade, o indivíduo fica mais propenso a doenças. CARTÃO VERMELHO,RS.
O governo incentiva o uso de camisinha no carnaval. Prática extremamente importante para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, mas fala-se muito pouco sobre o cuidado que devemos ter com nossa boca. Muitas doenças, inclusive as sexualmente transmissíveis(DST), também podem ser transmitidas pela boca, através do beijo ou sexo oral.
beijo na bocaEntão se você está se questionando se um  simples beijo na boca pode transmitir doença, a resposta éSIM. Beijar na boca é muito bom, isso é inquestionável. Inclusive é tema de música de carnaval : Eu quero mais é beijar na boca, e ser feliz daqui pra sempre…pra sempre, já me livrei daquela vida tão vulgar, me vacinei de tudo que podia pegar…
porém na vida real não é isso que acontece:

A saliva é um transmissor de bactérias e vírus. Para se ter uma idéia do problema, num simples beijo, trocamos até 250 tipos de bactérias. Doenças agudas podem se desenvolver após a transmissão bacteriana e \ou viral que ocorre através do beijo. Desde uma simples gripe até doenças mais difícieis de tratar como por exemplo :faringites,laringites, amigdalites, herpes labial,, mononucleose, hepatites A e B, HPV, meningitesm, candidíase , tubérculose, sífilis podem ser transmitidos por esta via.
Algumas doenças da gengiva(gengivite) e periodontite também podem ser transmitidas se houver presença de sangue. Portanto, antes de se deliciar com o beijo observe se o parceiro apresenta ferida nos lábios, mau hálito, dentes mal cuidados e sangramento  gengival.
gengivite

E como não falar da tão temida AIDS? Com relação a AIDS, apesar de o vírus existir na saliva, para que haja a transmissão por esta via é preciso que haja uma porta de entrada (como acabamos de citar acima, um sangramento gengival).
Portanto se liguem nas dicas e um excelente carnaval!!!!

Dra Ivanise Barros (9144-9003)
Estomatologista
Clínica de Alívio da Dor

Publicidade