Rui Costa terá vantagem de só escalar time após definição de ACM Neto

Rui Costa terá vantagem de só escalar time após definição de ACM Neto
O governador Rui Costa (PT) está numa situação extremamente confortável com relação ao potencial adversário nas urnas em 2018, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). Este texto integra o comentário desta terça-feira (03) para a RBN Digital. Não em uma referência a pesquisas de opinião ou a potencial de votos.



Rui Costa está numa situação cômoda com relação ao tempo para construir as alianças partidárias e da chapa majoritária, tempo que o prefeito ACM Neto não dispõe de maneira tão dilatada: o prazo final para o prefeito definir o rumo político se encerra no próximo dia 7, seis meses antes da eleição.



Como fez questão de frisar, o gestor da capital não deve entrar no pleito sem antes ter definido exatamente o time que estará ao lado dele na disputa. Tanto que, nos bastidores, o prazo para o anúncio final de Neto coincide com a expectativa de definição da chapa majoritária da oposição ao governador Rui. É daí que vem a comodidade com que Rui assiste às idas e vindas dos partidos políticos. Nos últimos dias, PR e PV ficaram nessa gangorra entre governo e oposição.


O governador pode esperar até o período das convenções para efetivamente bater o martelo sobre as alianças políticas. E isso vai até o começo de agosto, prazo muito mais dilatado do que a urgência com que ACM Neto vai enfrentar o problema. Um dos objetivos do prefeito em eventualmente divulgar a chapa completa é exatamente se salvaguardar de eventuais “traições” por parte de legendas políticas, que podem seguir negociando apoio à reeleição de Rui. É esperto da parte do prefeito.



Nada impede que aliados de Rui sigam articulando para minar eventuais apoios ao grupo de oposição, algo que desarticularia a construção dos arcos de aliança adversária. De camarote, o governador aguarda a definição do prefeito sobre o futuro político. Tanto que, entre os interlocutores que negociam diretamente com ele, é sabido que qualquer conversa definitiva de Rui só deve começar depois do dia 7 de abril.



Exatamente o prazo para ACM Neto se definir. Como no futebol, conhecer o elenco do time adversário pode ser uma vantagem para um confronto direto. Nesse sentido, Rui está com uma ligeira frente. Este texto integra o comentário desta terça-feira (2) para a RBN Digital, veiculado às 7h e às 12h30, e para as rádios Excelsior, Irecê Líder FM e Clube FM.