Últimas News

HRSAJ realiza companha de prevenção à infecção hospitalar

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus,  através da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) continua desenvolvendo  campanhas educativas sobre a importância de lavar as mãos corretamente, diminuindo assim o risco de infecção.

A  campanha da CCIH  tem o objetivo de reduzir e controlar as taxas de infecção hospitalar, tendo como princípio que a base fundamental se faz a partir da higienização das mãos. O público alvo desse trabalho são todos os funcionários da unidade de saúde, lembrando que  acompanhantes e visitantes dos pacientes também são orientados sobre a prevenção.

Segundo a médica infectologista Lívia Araújo, a proposta é reunir, frequentemente coordenadores dos  setores e funcionários para  orientá-los sobre a maneira correta de higienização das mãos.
“Todos  terão a função de multiplicadores e incentivadores, para que a equipe funcional do HRSAJ esteja treinada e informada da importância desse simples ato para a sua proteção e a do paciente”, explicou a infectologista.

Índice considerado aceitável:

Atualmente, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus está com o índice abaixo de infecção considerado aceitável para um hospital com o perfil de atendimento em qual ele se enquadra. Atualmente o HRSAJ l obteve taxas de infecção hospitalar  bem abaixo dos índices preconizados na literatura científica (até 5%).

Para alcançar tais metas, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Regional elaborou um material educativo que está sendo distribuído com os visitantes. Neste, constam informações de quando e como lavar as mãos a higienização que deve ser realizada em três ocasiões: antes e após a visita; antes e após ajudar o paciente a realizar alguma tarefa e antes e após ir ao banheiro. Já em relação à técnica de lavar as mãos, deve realizar da seguinte forma: retirar anéis, pulseiras e relógios; abrir a torneira e molhar as mãos; colocar de três e cinco ml de sabão líquido nas mãos; friccionar as mãos; enxaguar com água corrente; enxugar com papel toalha e por fim, fechar a torneira com o mesmo papel, que em seguida deve ser jogado no lixo.

Orientações aos visitantes

No mesmo material, ainda há outras dicas, a exemplo de como o usuário pode proceder para ajudar no controle da infecção hospitalar. Devem se evitar trazer crianças para o hospital; não mexer nos soros, drenos e fracos; não trazer alimentos para o pacientes, não sentar, nem deitar no leito do paciente; não fumar; não colocar objetos sobre o leito e na mesa de refeição; entrar apenas um visitante por vez e não tocar no paciente antes de lavar as mãos.

Andréa Sued Assessora de Comunicação do HRSAJ