HRSAJ: Acompanhante aprende a cuidar do doente |
A tarefa de cuidar de alguém geralmente se soma às outras atividades do dia-a-dia. O cuidador fica sobrecarregado, pois muitas vezes assume sozinho a responsabilidade pelos cuidados, soma-se a isso, ainda, o peso emocional da doença que incapacita e traz sofrimento a uma pessoa querida. Diante dessa situação é comum o cuidador passar por cansaço físico, depressão, abandono do trabalho, alterações na vida conjugal e familiar.
Visando proporcionar orientações aos cuidadores, o Hospital regional de Santo Antônio de Jesus, através do Serviço Social promoveu uma palestra: “Cuidando do cuidador” realizada nesta sexta-feira, 18 de novembro, às 14:30, no auditório da Unidade
Segundo a Assistente Social, Elisângela Pereira o objetivo do encontro foi orientar, esclarecer e informar o cuidador para que saiba cuidar melhor do paciente durante o período de internação e dando continuidade, após a alta hospitalar.
Durante a palestra foram abordados: Como manter a relação de cuidar sem adoecer junto? a importância da família e amigos na recuperação do paciente, dicas de alguns exercícios para a recuperação do paciente e como preservar a saúde do cuidador durante o período de permanência no hospital, entre outros.
A palestra faz parte do projeto desenvolvido pelo Serviço Social da Unidade que desde a sua inauguração desenvolve palestras para pacientes e acompanhantes. A palestra desta sexta-feira, “Cuidando do Cuidador” foi realizada também pela Assistente Social Elisângela Pereira a estagiaria de Serviço Social Maria da Conceição e a fisioterapeuta Katiane Bulhões.
A acompanhante Maria de Lurdes agradeceu à equipe ressaltando que irá usar tudo o que aprendeu.
“Gostaria de agradecer a todos que fizeram esta palestra porque aprendi e vou usar tudo, principalmente os exercícios porque às vezes ficamos muito tempo sentada e dói muito a coluna, só estes minutos aqui já relaxei; aproveito para dizer que o hospital está de parabéns porque nunca vi isto em hospital nenhum, aqui percebo que eles cuidam não só dos pacientes, mas também de nós acompanhantes”.
Algumas dicas podem ajudar a preservar a saúde e aliviar a tarefa do cuidador:
O cuidador deve contar com a ajuda de outras pessoas, como a ajuda da família, amigos ou vizinhos, definir dias e horários para cada um assumir parte dos cuidados. Essa parceria permite ao cuidador ter um tempo livre para se cuidar, se distrair e recuperar as energias gastas no ato de cuidar do outro; peça ajuda sempre que algo não estiver bem.
É fundamental que o cuidador reserve alguns momentos do seu dia para se cuidar, descansar, relaxar e praticar alguma atividade física e de lazer, tais como: caminhar, fazer ginástica, crochê, tricô, pinturas, desenhos, dançar, etc. O cuidador pode se exercitar e se distrair de diversas maneiras, como por exemplo:
1. Enquanto assiste TV: movimente os dedos das mãos e dos pés, faça massagem nos pés com ajuda das mãos, rolinhos de madeira, bolinhas de borracha ou com os próprios pés.
2. Sempre que possível, aprenda uma atividade nova ou aprenda mais sobre algum assunto que lhe interessa.
3. Leia, participe de atividades de lazer em seu bairro, faça novos amigos e peça ajuda quando precisar.
Andréa Sued Assessora de Comunicação HRSAJ
| 0 Comen |
