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Ministério Público inspeciona Hospital Regional

O Ministério Público do Estado, por meio do promotor de Justiça Valdemar Ferraz, realizou uma inspeção no interior do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), referência em saúde no Recôncavo, para verificar a agilidade no atendimento do setor de urgência e emergência. De acordo com o promotor, ocorreram reuniões entre o MP, representantes da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e a direção do hospital após a primeira inspeção feita no Regional, na época de sua inauguração em 2009, visando modificações no setor de urgência e emergência da Unidade. As outras três ocorreram num período de um ano e meio.

A visita foi motivada pelas reclamações que o Ministério Público recebia dos pacientes. “Após as intervenções e mudanças feitas pela diretoria operacional na unidade hospitalar as reclamações acabaram”, avaliou o promotor de Justiça.

As inspeções têm natureza preventiva e também para esclarecer, pois muitas reclamações não procediam. “Mas não significa que não possamos voltar ao serviço já inspecionado, caso haja algum problema. Nosso objetivo é obter transparência na realidade do hospital”, ressaltou Valdemar Ferraz. Segundo ele, que passava cinco horas no Hospital Regional, a demora do atendimento na urgência e emergência era a maior queixa. “Fizemos inspeções e buscamos junto à diretoria operacional da unidade sugestões para que o sistema fosse melhorado”, salientou o promotor.

O aposentado Arnóbio Moreira Correia, de 60 anos, chegou na manhã do último dia 25 na emergência do Regional sentindo fortes dores e foi atendido em meia hora. “Na primeira vez levei 15 minutos e hoje cheguei ás 6 horas e em 30 minutos o médico me atendeu. Isso é importante porque diminui o sofrimento da gente”, elogiou.

A dona de casa Maria de Lourdes Santana de Oliveira, de Cruz das Almas, também se mostrou surpresa pela agilidade do serviço. “Trouxe minha mãe domingo e me admirei com a rapidez com que a internaram. Já sofri muito nas emergências dos hospitais com ela, que tem 78 anos”, disse.

Atendimento monitorado eletronicamente – Buscando tornar o Regional cada vez mais moderno e resolutivo, a direção operacional da unidade implantou há dez dias, em fase experimental, o serviço de atendimento com painel eletrônico. É o primeiro hospital do Recôncavo com esse sistema.

“O serviço monitora o tempo de cada paciente desde o momento em que ele chega à recepção da unidade até ser atendido por um médico plantonista da emergência, com a devida classificação de risco”, informou Alex Carvalho, diretor operacional da unidade.

Segundo Carvalho, a classificação de risco do paciente é definida por cores e cada cor representa o grau de urgência do paciente. O paciente é encaminhado para a enfermagem e lá uma enfermeira classifica o grau de risco, encaminhando para o médico plantonista quando for o caso, ou para o ambulatório. “Quando o painel eletrônico sinaliza a cor vermelha, o atendimento é imediato; amarela até uma hora; o verde até duas, e o azul até quatro”, informou o diretor. Segundo ele, a finalidade do sistema é garantir agilidade no atendimento. “Todo esse tempo é controlado através de um sistema informatizado e individualmente por cada paciente. Assim sabemos o tempo de espera individual de cada paciente”, garantiu o diretor.

Alex Carvalho reforçou o papel do Ministério Público afirmando que a parceria é importante para garantir uma melhor resolutividade no atendimento. “Antes da visita do MP, nós já havíamos executado uma série de melhorias com foco no atendimento, como a implantação da ouvidoria, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC); o sistema de classificação de riscos, cuja finalidade é atender rapidamente quem necessita de cuidados imediatos; cursos de capacitação para enfermeiros em urgência e emergência e um curso de pós-graduação voltado para a emergência”, assegurou.

Jornal A Tarde / Cristina Pita / Foto: Cristina Santos Pita