O promotor de justiça, Dr Julimar Barreto, falou, nesta segunda-feira (30) na rede RBR, sobre o programaVigie Água com o repórter Reginaldo Silva.
Dr Julimar informou que Vigie Água é um programa do governo federal que visa acompanhar a qualidade da água que é servida aos consumidores, pois todos têm direito a uma água limpa, sem metais pesados, sem bactérias. Segundo ele, o Ministério Público acompanha o programa a fim de verificar se os municípios estão oferecendo a água de qualidade, cabe, também, a vigilância sanitária fiscalizar. O promotor explicou que juntamente à vigilância sanitária, com as orientações do programa Vigie Água, atuarão na fiscalização do fornecimento dá água em Dom Macedo Costa, Varzedo e Santo Antônio de Jesus, por fazerem parte da mesma comarca.
Em relação ao descontrole das plantas aquáticas na barragem que abastecem os municípios da comarca, ele informou que preocupado com esse problema, o MP abriu um inquérito civil em 2007 para acompanhar a realidade do Rio da Dona, pois após pesquisas descobriu-se que o rio teria vida curta se não fosse tratado devido a falta de mata ciliar em sua volta. Já foram alcançadas algumas conquistas: a Embasa ganhou o direito de reflorestamento da área, os fazendeiros foram orientados sobre a necessidade de cuidados.
Julimar informou que foi realizada uma reunião com a Uneb, UFRB, Prefeitura, Embasa e com empresários da cidade afim de buscar maneiras de deter o desenvolvimento de plantas aquáticas que podem tomar todo o espelho d’água e comprometer o funcionamento da barragem.
- Eliane Azeved
