Últimas News

O povo baiano reconheçe o nosso trabalho e a nossa luta, diz LÍDICE


 A senadora LÍDICE DA MATTA (PSB), falou ao nosso programa jornalístico, destacando suas ações no Senado Federal.
Também  nesta manhã de quarta-feira (16), conversamos por telefone, em nosso programa jornalístico na Radio Vox de Muritiba - 7 às 9 hs -, com a senadora LÍDICE DA MATTA (PSB), que iniciou saudando o povo da nossa região, destacando Cachoeira, sua terra natal.
De inicio a senadora destacou a forma moralizadora com que o Congresso - Senado - buscou punir todos aqueles que praticaram ilícitos, citando o ex-colega Demóstenes Torres (ex-DEM), seguindo pela luta em favor do municipalismo nacional, onde a grande expectativa gera por melhores receitas, e agora neste novo ano, toma projeção a partilha de royalties do petróleo.
A política destacou seus importantes projetos que tem apresentado no senado federal, destacando a área de segurança pública, quando trata da aprovação do seu relatório na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas. tráfico de pessoas é a terceira modalidade mais lucrativa desse tipo de crime, que é precedido apenas pelos tráficos de drogas e de armas.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), essa atividade criminosa movimenta mais de R$ 650 milhões e vitima 2,5 milhões de pessoas por ano. Entre as principais conclusões, está a apresentação de projetos legislativos para modificar o conceito deste tipo de crime no Brasil, tanto no Código Penal, como em outras legislações, a exemplo do Estatuto dos Estrangeiros. As medidas propostas pela senadora vão ao encontro de três eixos principais: o da prevenção do tráfico de pessoas; o da tipificação e punição do crime; e a proteção às vítimas.
Outro sua importante ação, foi a aprovação de projeto de sua autoria que destina às pessoas com deficiência um mínimo de 10% das vagas de cursos e programas de qualificação profissional financiados com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O projeto seguiu para tramitação na Câmara dos Deputados.
Sobre sucessão estadual, cautelosamente,  a socialista, afirmou de que, com toda sua experiência, cabe tão somente agurdar o desenrolar dos fatos, que lhe traz nesse momento  ao reconhecimento do povo baiano em citar seu nome à  sucessão em 2014 do atual governador  Jaques Wagner.
Ao final, a senadora Lídice ouviu os conceitos proferidos em entrevista anterior pelo Magnífico-Reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Dr. PAULO GABRIEL NACIFF, que elevou o trabalho e luta incansável  da política baiana em favor da citada Instituição, ao que, ela destacou todo bom trabalho do dirigente, o titulando como grande responsável por todos os avanços e projeção regional ocasionados pela UFRB