A secretária de saúde da cidade de São Felipe, Dra. Joseane, cedeu uma entrevista à Rádio RBR nesta terça-feira (26) para discutir a respeito da campanha contra o câncer de mama que está sendo desenvolvida em são Felipe.
A campanha possui uma parceria com o Governo do Estado através da secretaria de saúde e também conta com o apoio da 4ª Dires de Santo Antônio de Jesus. A Dra. Joseane explica que o projeto inclui três fases e ainda está na primeira fase que é identificar as mulheres que apresentam alguma sinalização para um possível câncer de mama, “então, nesse primeiro momento vamos fazer um exame de mamografia em uma média de 1.500 mulheres e após esse procedimento, se algum problema for identificado, vamos passar para a segunda fase”. Na segunda fase do projeto serão realizados os procedimentos de ultrassonografia e biopsia, caso necessário, e se, posteriormente, for identificado que alguma mulher tem malignidade em relação à mama, ela será encaminhada pro tratamento do câncer de mama.
Para atingir a meta do número de mulheres que passarão pela campanha, foram feitas diversas reuniões com os agentes comunitários de saúde, através do sistema de informação e foi identificado as mulheres que têm entre 50 a 69 anos e a existência do número de mulheres para esta faixa etária no município de São Felipe é de 1.500. A campanha tem início hoje (26) e se estenderá até o dia 08 de março.
Sobre a parceria da secretaria de saúde de São Felipe e a 4ª Dires de Santo Antônio de Jesus, a entrevistada argumentou que Dr. Everaldo, diretor do órgão, trouxe uma postura inovadora, “hoje a ideia é que a Dires seja um braço da secretaria do Estado para que a gente possa estar resolvendo nossos problemas referentes à saúde da região contando com a Dires”, afirma.
A campanha da secretaria de saúde do Estado contra o câncer de mama também irá beneficiar outras cidades. O diretor da 4ª Dires de Santo Antônio de Jesus, Dr. Everaldo, lista as seguintes cidades a serem contempladas com a carreta do rastreamento: Santa Terezinha, a partir do dia 11 de março; Muniz Ferreira, a partir do dia 15 de março e Castro Alves receberá a carreta no dia 18 de março.
Redação Voz da Bahia - Samile Damascen
