Em entrevista cedida nesta terça-feira (26) ao repórter Ney Bachely da Rádio Recôncavo FM, o Promotor Julimar Barreto e o Coronel Luziel Andrade, Comandante do 14º Batalhão em Santo Antônio de Jesus, informaram a respeito da medida que visa à retirada dos vendedores clandestinos instalados no Centro da cidade, a partir do dia 10/03.
Promotor argumenta sobre situação:
De acordo com o promotor, os clandestinos vão ser retirados devido ao fato de causarem danos à sociedade. Ainda de acordo com ele, não existe uma fiscalização dos clandestinos que vendem comidas, o que é um risco para os consumidores. Julimar alegou que os clandestinos, ocupam o solo da cidade irregularmente e atrapalham o trânsito, podendo causar um acidente ou até serem vitimados. “Todas essas questões devem ser resolvidas pela prefeitura, pois existem muitos ambulantes de outros municípios instalados no centro da cidade, tirando o emprego formal de vendedores que pagam seus impostos. Tem que haver uma reoordenação para que o pedestre tenha o direito de andar na calçada, desfrutar da praça” afirma. Segundo o promotor, essa medida vale para todos os ambulantes, que colocam suas barracas nas praças, ruas e os que colocam os produtos em cima dos próprios veículos.
Papel da PM
O Coronel Luziel, explanou que essa medida é muito importante, para regulamentar o uso do espaço físico no centro da cidade e segundo ele, o papel da polícia é colaborar e apoiar, estando presente para que se faça cumprir essa norma.O mesmo acredita que o mais importante é fazer um trabalho educativo e conscientizar as pessoas que estão em situação irregular, depois disso se não cumprirem com as normas, deve-se fazer cumprir a lei, “mas de qualquer forma deve existir o respeito de mostrar as pessoas a forma correta de realizarem seus trabalhos” salienta. O coronel destacou que as pessoas que resistirem serão encaminhadas a delegacia e responderão pelos seus atos.
Redação Voz da Bahia - Ludimila Amorim
