Últimas News

Vigilantes paralisam nesta terça-feira (26)




Os vigilantes de Santos  de toda a Bahia estão em paralisação nesta terça-feira (26) por tempo indeterminado. O vereador Cristiano Sena, representante do Sindicato dos Vigilantes de Santo Antonio de Jesus, concedeu entrevista à rádio Andaiá FM  para falar sobre o motivo desta paralisação.
 “Essa paralisação é conseqüência do desrespeito  dos donos de empresas  de segurança e  vigilância privada não só da Bahia, mas de todo o Brasil. Essa paralisação é em rede nacional. Amanhã (26), todos os vigilantes provavelmente devem parar suas atividades. Em 2012, foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff, um adicional de 30% referente ao risco de vida para a categoria dos vigilantes e seguranças de todo o Brasil. Esse adicional é um reparo na situação que a categoria vinha passando esse tempo todo. O Superior Tribunal de Justiça e a Câmara dos Deputados reconheceram que o vigilante é uma profissão de risco. A nossa função é proteger patrimônios e vidas e também corremos risco de vida. As empresas de vigilância insistem em não cumprir essa lei”, contou.
Segundo o entrevistado, em Santo Antonio de Jesus, existem vigilantes com sequelas oriundas de assaltos, pois trabalhavam fazendo segurança em carros fortes. “Alguns estão até aposentados. São diversos assaltos que existem em agências bancárias que esses profissionais prestam serviços. Provavelmente amanhã, esses funcionários não irão trabalhar”, argumentou.
Este ano já houve uma paralisação por parte dos vigilantes. De acordo com Cristiano, após esse ato, existiram conversas com os proprietários das empresas, porém não houve nenhum tipo de avanço nas negociações. Dessa vez, os vigilantes de escolas estaduais e federais, 4ª Dires, Direc’s, INSS e universidades, também irão paralisar. “Quero dizer que o movimento não é contra a instituição, e sim contra as empresas de vigilância e segurança”, frisou.