O Secretário de Planejamento do Estado da Bahia Dr. Sergio Gabrielli, esteve reunido com vários prefeitos do recôncavo baiano, para tratar questões referentes ao plano de desenvolvimento territorial. Segundo o Secretário, estão sendo realizados diálogos territoriais nos 27 territórios do estado; já foram realizados na região do cinzal, litoral sul, baixo sul , o próximo será na região norte, enfim, no estado inteiro. “A idéia é discutir com cada território, com prefeitos, vereadores, com as representações da sociedade, dos empresários, representações culturais, com a sociedade desses territórios, o que o governo está fazendo e pretende fazer até 2014”, contou.
O Secretário informou que o governo tem um plano em ação no território.“Nós temos uma forte ação na área educacional, crescendo a intervenção na área do turismo, temos uma forte presença na área da saúde. A estrutura de mudança econômica que está havendo é necessário preparar os efeitos futuros em função dos empreendimentos como, pólo naval que está sendo criado na foz do Rio Paraguaçu e a ponte Salvador – Itaparica”, disse.
As demandas do território de identidade do recôncavo conforme o Secretário já estão definidas, uma vez que foram apresentadas ao governo há dois anos na preparação do PPA participativo.
Sydna Rodrigues