Últimas News

Licitações e novas mídias foram os temas do seminário de Marketing Governamental


A UPB e o Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (SINAPRO) realizaram nesta quinta-feira (23/5) o Seminário de Marketing Governamental, Eleja uma boa comunicação. O evento aconteceu no Auditório da UPB e contou com mais de 200 participantes entre gestores, assessores de comunicação e profissionais da área. Pela manhã Carlos Sarno, da Agência Engenhonovo, falou sobre comunicação governamental, seguido de Américo Neto, Agência Viamídia, que palestrou sobre a Relação Agência X Prefeituras.

Os trabalhos da tarde contou com as palestras da Drª Helena Zoia, Federação Nacional das Agências de Propaganda (FENAPRO), com o tema: Licitações de serviços publicitários. A Drª Helena Zoia destacou a necessidade dos gestores reconhecerem a importância que a publicidade e comunicação adquiriram no contexto político do país. A doutora mostra esta importância salientando que a definição para a contratação destes serviços recebe a declaração de: Normas aplicadas de serviços de natureza intelectual.

Ao expor esta natureza do serviço que um município pode dispor para a divulgação das realizações de sua administração municipal, a Drª Helena Zoia argumenta que é preciso entender que não se faz o serviço público de comunicação sem profissionais qualificados contratados dentro da lei que dispõe de normas para o perfeito andamento tanto do trabalho do profissional quanto do segurança que o município terá na contratação do serviço perante a lei.

Logo em seguida o jornalista Marcel Ayres abordou sobre a Interface entre comunicação digital e marketing politico. Para o jornalista a política precisa se adaptar ao universo digital, não só oferecendo serviços e orientações para usuários presentes nesses espaços, mas prestando contas de forma transparente e interativa.

Marcel Ayres adverte que é preciso não só oferecer serviços e orientações para usuários, “as mídias sociais são, antes de tudo, espaços de relacionamento e, fazer-se presente em espaços como estes, demanda estar preparado para realizar trocas sociais com os cidadãos”.
Para o bom uso de comunicação é necessário cada vez mais os gestores municipais terem em mente que a população ao participar do contexto político através das divulgações de obras e diversos serviços prestados, torna seu governo mais democrático e mais fortalecidos.