Últimas News

Otto Alencar sobre requalificação asfáltica em SAJ: 'Este foi um projeto do orçamento de 2013'



O vice-governador da Bahia, Otto Alencar (PSD), cedeu uma entrevista à Rádio Recôncavo FM, onde discutiu a respeito de obras em Santo Antônio de Jesus e outras cidades. Inicialmente, Alencar listou algumas intervenções realizadas na área de estradas, requalificando toda a estrada da BA-001, estando hoje em uma situação adequada para os motoristas, restando apenas o fechamento de recursos para requalificar a estrada da 001 à Salinas das Margaridas, já que estão fazendo de Salinas até o Estaleiro do Paraguaçu.
A respeito da requalificação asfáltica em algumas ruas de Santo Antônio de Jesus, o vice-governador explica que desde janeiro houve a possibilidade de colocar no orçamento de 2013 os recursos necessários para essa requalificação urbana das principais ruas com o trabalho de cooperação do DERBA e com a prefeitura municipal, “em necessidade dessa cidade que é a capital da região e pode ter a absoluta certeza que Santo Antônio de Jesus vai ter um desenvolvimento econômico comercial e também social de grande cidade igual a Feira de Santana”, disse.
A requalificação da cidade causou um certo “rebuliço” político, uma vez que a oposição local reivindica para ela a realização e solicitação desta obra. Assim, Otto esclareceu que a requalificação asfáltica foi um projeto desse ano, do orçamento de 2013. “Foi uma reivindicação da liderança que estão nos ajudando hoje, Humberto Leite (PDT) e o Deputado Rogério Andrade. Não adianta as pessoas afirmarem algo que não é verdade na política, até porque eu não me pauto por isso”, disse. O vice-governador afirma que o ex-prefeito Euvaldo Rosa fez a solicitação da obra no ano passado, mas o pedido não pôde ser atendido, pois não estava em orçamento.
Ainda se tratando do crescimento deste município, Otto falou sobre o projeto da ponte que ligará Salvador à Ilha de Itaparica, projeto este que está estimado em 6 bilhões de reais, viabilizado com recursos do Governo Federal e com a ação efetiva do governo da Bahia. “O edital de licitação deverá ser lançado a partir do segundo semestre de 2014. Nós estamos fazendo todos os projetos e demora bastante tempo. No primeiro estudo estimávamos que a ponte fosse começar em frente à São Joaquim, em Salvador, mas, de acordo aos estudos recentes, a saída será mais distante do ferry boat, ficando em área próximo a Petrobrás porque se a saída fosse na São Joaquim iria prejudicar a bacia dos navios que entram no porto de Salvador”, explicou.
Ainda sobre a construção da ponte, alguns ambientalistas estão preocupados com os impactos ambientais que a ponte poderá causar. Assim, o vice-governador diz encarar esta realidade com naturalidade, afirmando defender muito o meio ambiente, possuindo também uma visão de preservação ambiental muito grande, “no entanto, todos os estudos de impacto ambiental estão sendo feitos pelo DERBA e encaminhados para a secretaria do meio ambiente e nós só vamos fazer de acordo aquilo que está previsto na legislação”, concluiu. 
Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno