Últimas News

Exame não confirmou morte por dengue hemorrágica em Santo Antônio de Jesus, diz coordenador de Vigilância à Saúde




O jovem Cláudiomax da Silva Santos de 29 anos, morador do bairro Alto Santo Antônio, morreu em Santo Antônio de Jesus, com suspeitas de dengue hemorrágica. Ele estava internado no Hospital Regional da cidade. Jornais e sites de toda a Bahia noticiou o fato, suspeitando de a morte ter sido ocasionada pela dengue hemorrágica. Nesta terça-feira (18), o coordenador de Vigilância à Saúde do Município, Ricardo Mendes, informou que o exame feito pelo Laboratório Central da Bahia não confirmou a suspeita. “Nesta análise tanto a sorologia para a dengue quanto para o antígeno especifico deu não reagente. Isso significa que o óbito de Cláudiomax não foi decorrência de dengue”, elucidou.

Para Ricardo, o grande índice de infestação de dengue no Brasil tem feito com que qualquer baixa nas plaquetas sanguíneas traga esta preocupação para a população e aos médicos, porém o mesmo ressaltou a respeito do cuidado em fazer certas afirmações, pois o pânico pode ocasionar problemas tão sério quanto a doença. “Quando informamos que este óbito não foi devido a dengue, não significa dizer que a dengue não mata. Ela mata e devemos ter muito cuidado. Todas as pessoas devem continuar se conscientizando”, elucidou.

Em relação aos cuidados para não proliferação do mosquito no município, Ricardo explicou que infelizmente existe um contingente de pessoas não preocupadas com esta doença. Por isso, pediu que assim como a população tem se mobilizado para os festejos juninos, se movimentem também contra o aumento da doença até mesmo para receber bem os turistas que chegarem para a festa. Na oportunidade, o coordenador lembrou que a vacinação contra Paralisia Infantil irá até sexta-feira (21)
.