Últimas News

Muniz Ferreira


Muniz Ferreira

Um convite a moradores e turistas para dançar um autêntico forró é a proposta do Arraiá do Pé no Chão, realizado de 21 a 24 de junho, no município de Muniz Ferreira, a 202 quilômetros de Salvador.

Em um resgate da tradição e da cultura, o evento acontece na Praça ACM Júnior, que se enfeita com muitas bandeirolas para acolher os forrozeiros. Ao redor, toldos abrigam barraquinhas com comidas e bebidas típicas do Nordeste, nesta época do ano, como milho, amendoim, canjica, pamonha e licores de diversos sabores. Mas, entre um amendoim e uma pamonha, quem for ao município, pode se deliciar também com iguarias locais como galinha caipira, feijoada, sarapatel e rabada.

A parte musical tem início às 20h. No palco armado desfilam atrações como Adriano Pires e Banda, Magia do Forró e Zé de Belém e Banda. No dia 21 de junho (sexta-feira), as apresentações de quadrilhas encantam os presentes, e são integradas por alunos de escolas municipais e da terceira idade, com início às 13h.

Uma tradição que não pode faltar nas comemorações juninas da cidade é o casamento caipira. A partir das 10h, os integrantes saem às ruas numa alegre brincadeira, animados por um grupo de forró, culminando com o famoso casamento, na Praça ACM Júnior. Outra atração durante esses dias, é o desfile do Bloco Puxada de Bode que percorre, dia 24 (segunda-feira), a partir das 12h, os principais pontos da cidade, com minitrio e banda, reunindo não só os moradores, mas turistas que vão se incorporando ao cortejo.

De 21 a 24, o Trenzinho da Alegria, uma estrutura de carroça e trator, circula pela cidade levando turistas para conhecê-la e transportando os integrantes da quadrilha da terceira idade, que dão um show com as belas coreografias desse tipo de dança.

A cidade de Muniz Ferreira está localizada às margens do Rio Jaguaripe e da BA-028. A cidade começou na antiga fazenda Paracoara, pertencente ao Barão de Taitinga, que possuía um engenho de cana de açúcar e cultivava mandioca, banana e dendê, dentre outras culturas. Sua sede serviu como ponto de parada para os trens da estrada de ferro, até que fosse construída a estação ferroviária, em 1880, quando o Barão de Taitinga doou terras para plantio de lavouras no entorno da estação, surgindo daí as primeiras casas e a primeira rua, que foi o caminho da estação.

Para mais informações sobre o São João em Muniz Ferreira, basta entrar em contato com a Prefeitura local pelo telefone (75) 3663-2113. As linhas do sistema intermunicipal de transporte podem ser consultadas pelo site da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba): http://www.agerba.ba.gov.br/transporte/index.asp.

Programação

21 de junho (sexta-feira), a partir das 13h

Apresentação de quadrilhas das escolas municipais e da terceira idade


22 de junho (sábado), a partir das 20h

Everaldo Garapa “o garanhão do forró”
Adriano Pires e Banda
Milena do Forró

23 de junho (domingo), a partir das 20h

Zé de Belém e Banda
Dilma Galvão “A presidenta do forró”
The Broz do Forró

24 de junho (segunda-feira)

12h – Bloco Puxada do Bode

A partir das 20h -
Magia do Forró
Pietro e Banda
Banda Tripolar

Como chegar

Partindo de Salvador, via ferry-boat, o motorista deve trafegar pela BA-001 até Nazaré. A partir dessa cidade, são mais 14 quilômetros até chegar a Muniz Ferreira.

Onde ficar e onde comer

Para informações sobre opções de hospedagem e alimentação, basta entrar em contato com a Prefeitura local pelos telefones (75) 3663- 2150/ 2325.