DEFENSOR DO "ENEM"
Questionado sobre a eficácia do ENEM, rebate críticos de plantão e, aproveita do ensejo, destaca a importância da institucionalização desse mecanismo de avaliação de jovens que se predispõem a disputar vagas na universidade. Defende-o de forma categórica, na media em que, à luz da democracia, o ENEM propicia igualdade de direitos a todos. Assevera que é a grande porta escancarada aos jovens que, até então tinham que ficar alijados de todo um processo (excludente) na área educacional.
Segundo ele, infelizmente, a atual música baiana não vem contribuindo para nossa cultura. Longe disso. É taxativo e não se utiliza de rodeios para dizer que a atual música "criada" na Bahia está contribuindo, sim, para o "emburrecimento" daqueles que, naturalmente, não empreendem olhares panorâmicos, aguçados e que, ao contrário, "postam-se à beira do caminho, esperando a banda passar.". Para ele a música de qualidade, infelizmente, só foi produzida, em nossos ricões, até os anos 70.
INSERÇÃO NA CARREIRA POLÍTICO-PARTIDÁRIA
Detentor de grande conhecimento literário e de larga popularidade, junto aos diversos setores da sociedade, afirma que jamais pensou em arvorar-se na carreira político-partidária. Diz que alçar voo rumo à eventual candidatura nunca figurou entre seus intentos e que convites, constantemente, são feitos nesse sentido.
RELACINAMENTO COM OS DEPUTADOS BIRA COROA e ROSEMBERG PINTO

CONTATO PARA PALESTRAS: Jorge participa de palestras, seminários, conferências,jornadas pedagógicas, em toda a Bahia. Aqueles que quiserem contratá-lo podem ligar para (71) 3240-2252 (escritório, em Salvador).A agenda, segundo ele, graças a Deus está "lotada" mas sempre se dá um jeitinho. Matéria conjunta TVSAJ/Jornal Gazzeta do Recôncavo. Imagens, entrevista, edição e texto: Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com)

