Últimas News

Otorrino e nutricionista debatem os problemas das viroses nesse período


13/07/2013 

O otorrinolaringologista Luciano Fael e o nutricionista Edilson Neiva de Santo Antônio de Jesus explicaram sobre a virose que vem afetando a população nesse período chuvoso e frio, o que deixa o sistema nasal muitas das vezes congestionado por um longo tempo, mesmo com o paciente detectando a sobre cura.
Marcus Augusto – Nesse período são constatados vários casos de virose e a uma associação com outros vírus. É verdade?
Luciano Fael – Estamos num período de clima frio e umidade relativa do ar aumentada, por isso as doenças de inverno tendem a aparecer. Uma gripe é uma infecção transmitida por um vírus, o que também é uma virose. Normalmente as pessoas não gostam de ir à emergência e os médicos dizerem que é uma virose, o problema é que são milhões de vírus diferentes e você não tem como fazer uma identificação específica a não ser daquelas doenças mais importantes como a gripe clássica, papeira, caxumba dentre outros. A questão da umidade relativa do ar aumentar faz com que haja uma maior congestão nasal, a pessoa frágil ou mais sensível a isso pode desenvolver uma sinusite ou inflamações no ouvido pelo nariz está obstruído.
Marcus Augusto – A vacina contra gripe funciona mesmo?
Luciano Fael – A vacina é dada no período em que as viroses estão aparecendo então não dá para afirmar que aqueles sintomas que a gente tem depois da gripe são causados pela vacina. O governo oficialmente diz que não, mas na prática vemos que eventualmente alguns pacientes desenvolvem um quadrinho semelhante a gripe após a vacina, mas certamente muito menor, que de fato, ocorreria se ela tivesse uma infecção pelo vírus ativo. A vacina vai proteger a pessoa sobre muitos vírus, mas se aparece um vírus novo e a vacina não estão “atualizados” o indivíduo poderá desenvolver um quadro gripal, por exemplo, a vacina muda de ano para ano.
Marcus Augusto – O senhor chega a passar vitamina C para seus pacientes?
Luciano Fael – Não. Eu apenas oriento que o paciente se alimente bem como um todo. Eu acho que o conjunto da alimentação e o que ele ingeriu já terá a vitamina C que ele precisa. Entendo que o paciente bem alimentado não precisa de suplementos aqui e ali, a não ser que ele esteja fazendo alguma atividade especial.
Marcus Augusto – O que a vitamina C pode causar no organismo?
Edilson Neiva – A chance de uma neoplasia, o câncer mesmo está ligado a alta dosagem de vitamina C, algumas pessoas tomam 1g dessa vitamina todo dia achando que está se prevenindo contra a gripe, mas na verdade não. A necessidade de vitamina C é mínima, quando você tem uma dieta em equilíbrio você terá o nutriente natural.
Marcus Augusto – Internauta questiona: Ouço uns zumbidos no ouvido, o que significa isso?
Luciano Fael – O zumbido no ouvido pode ser muito complexo, pois muitos fatores podem provocá-los, desde uma obstrução por cera até uma tensão muscular cervical, ou uma dislipidemia, alteração de teia de colesterol, problemas micro circulatórios cerebrais e no ouvido interno. Por exemplo, um idoso com tontura que chama de labirintite, muitas vezes esse problema é ligado à doença micro circulatório cerebral, gerando esquecimento entre outros problemas. É preciso avaliar o conjunto inteiro no consultório.
 - Letícia Oliveira