Reunião que aconteceu ontem com o secretário da fazenda
Ontem (30) o secretário da Fazenda de Santo Antônio de Jesus, Raimundo Nonato, realizou um encontro com todos os contadores do município para tratar, especificamente, da implantação da nota fiscal eletrônica e a forma como esse processo vem acontecendo. No entanto, alguns contadores relataram que o processo vinha acontecendo de uma forma que acabou atrapalhando o trabalho. Diante disso, o delegado do Conselho Regional de Contabilidade em Santo Antônio de Jesus, Ailton Andrade, cedeu algumas explicações acerca da problemática em uma entrevista à Rádio RBR.
Ailton elucidou que toda vez que há uma questão nova, os contribuintes precisam se atualizarem, “então solicitamos da secretaria da fazenda essa reunião que aconteceu ontem, no sentido de esclarecer as dúvidas e alinhar o trabalho da contabilidade com os serviços do fisco municipal, o qual tem sua função de estar normatizando a cobrança”, argumentou. Em suma, os contadores desejavam que esse encontro com a Secretaria da Fazenda tivesse acontecido antes da implantação da nota fiscal eletrônica.
O presidente da Associação Comercial de Santo Antônio de Jesus, Genival Deolino, o qual é também contador e participou da reunião com o secretário da Fazenda, afirmou que a implantação aconteceu de forma muito rápida e, devido a isso, gerou toda a polêmica. “Mas a reunião foi proveitosa porque tirou a maioria das dúvidas e nós contadores iremos passar também para o nosso contribuinte para que não tenham dúvidas quanto a emissão da nota fiscal eletrônica”. Segundo Deolino, a princípio é necessário orientar o cadastramento no site da secretaria da fazenda, em que a pessoa terá um logan e senha para a emissão da nota, podendo realizar essa emissão de qualquer parte do país. Por outro lado, o contador vai ter a opção de emitir o livro fiscal sem precisar receber documentos do seu contribuinte.
Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno
