Últimas News

Sapeaçu ganha novos serviços na área de saúde


Sapeaçu ganha novos serviços na área de saúde
A partir de agora, os moradores de Sapeaçu poderão ter acesso a mais serviços de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essa conquista se tornou possível, pois no último mês de julho a Câmara Municipal de Vereadores aprovou um projeto de lei que cria o Hospital Municipal de Sapeaçu (HMS). A unidade funcionará no prédio da Maternidade e será gerido pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Associação de Proteção a Maternidade e a Infância de Sapeaçu.

Com a mudança, que conferiu personalidade jurídica ao hospital municipal, será possível pleitear benefícios estaduais e federais, que antes não estavam acessíveis. Agora, além de prestar atendimento de urgência e emergência, O HMS servirá de campo de ensino, pesquisa, treinamento, aperfeiçoamento e para estudantes e profissionais da área de saúde, o que refletirá positivamente no atendimento à comunidade de toda a região.

Com a parceria entre a prefeitura e APMI, baseada na LEI Nº  521, de 22 de Julho de 2013, a Associação cederá as instalações físicas, móveis e equipamentos e à Prefeitura, caberá a responsabilidade sobre a manutenção das instalações, contratação e treinamento de colaboradores.
A mudança não prejudicará os atuais colaboradores da unidade, como explica o Secretário de Saúde do município, Raul Molina “A personalidade trabalhista da maternidade se mantém e, com isso, vamos aproveitar todos os colaboradores da maternidade. Agora, o ciclo está completo e poderemos oferecer atendimento com qualidade e garantir ambiente hospitalar seguro, funcional e adequado ao cuidado do paciente”, explica Molina.
Para o prefeito Jonival Lucas, a municipalização da Maternidade é o resultado de boas parcerias que geraram mais um importante equipamento para a população. "É um investimento em vidas, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Associação de Proteção, que trará, sem dúvidas, mais conforto, eficiência, e autonomia para os usuários do SUS”, destacou o prefeito.

Drica Dicastro
JORNALISTA / DRT-BA 3693