SAPEAÇU: IV Conferência Municipal de Cultura, com "casa cheia" mostrou interesse da população
Gazzeta do Recôncavoagosto 04, 2013
Realizada, nessa sexta-feira, 02-08-13, em Sapeaçu, a IV Conferência Municipal de Cultura, num evento que contou com a participação de autoridades do município e representantes de diversos segmentos da sociedade local. Além do Secretário de Cultura, Denilson Muti, marcaram presenças o Prefeito Jonival Lucas, os secretários Eládio Bahia (Agricultura e Meio Ambiente), Maria Cristina Lucas, primeira dama (Ação Social), Maria Luíza (Educação), Raimundo Araújo (Educação), Talmar Silveira, vereadores, compondo a mesa. Atuando como mestre de cerimônia, Rosy Machado teve a oportunidade de anunciar de convidar a Sra. Dona Flor para recitar poesia, o trovador Humberto, grupo de dança de rua e grupo de samba de roda para efetuarem suas apresentações.
A ela, também, coube a oportunidade de convidar os secretários Denílson Muti, Raimundo Araújo e o Prefeito Jonival Lucas da Silva Júnior para efetuarem seus pronunciamentos, alusivos à cerimônia que ora se realizava.
O Secretário de Cultura, em sua fala, além dos tradicionais agradecimentos, ressaltou a importância da Conferência, conclamando que todos se unam em prol de um único objetivo que é dar espaço às diversas vertentes culturais existentes no seio da sociedade mas que, para tanto, é imperioso que haja união de todos em torno de um mesmo propósito. O Secretário de Administração, Raimundo Araújo, assevera a importância da Conferência, no intuito de se levantar propostas que possam dar vazão a toda uma carga cultural existente no município. O chefe do executivo, por sua vez, ressaltou a importância de que sejam valorizados todos os tipos de cultura.
Defende que haja fortalecimento da cultura como um todo, de maneira que essas manifestações possam contribuir para a atração de turistas e, por extensão, de divisas para o município. Assevera que, por mais simples que sejam, as vertentes culturais precisam ser incentivadas.
Logo após os pronunciamentos, foi efetuada leitura e aprovação do regimento Interno para, em seguida, os delegados pudessem integrar, em grupos distintos, os eixos temáticos propostos. Após os debates e acolhimento de proposições, as propostas foram sistematizadas, de maneira que possam ser encaminhadas à instância estadual para, daí poderem se inserir nas propostas que possam ser encaminhadas à Conferência Nacional. Logo após foram escolhidos delegados que, representando o município, farão parte da Conferência Estadual.