Últimas News

Carta Aberta aos Profissionais do HRSAJ - Anjos que vivem!




Sou estudiosa do Sistema Único de Saúde. Trabalho em alguns Municípios do Estado da Bahia prestando assessoria à Secretarias Municipais de Saúde.

Na Assistência, diariamente, sofro junto com os "meus Secretários de Saúde" pela falta de recursos para promoção se serviços básicos, pela Contratualização engessada e falha, pela ineficiência dos processos gerenciais e do pequeno investimento em recursos humanos. Vivencio a limitação das Ações do Estado e da União nos Municípios. A judicialização do Direito à Saúde revela-se em perniciosa perversão do princípio da isonomia...

Por comodidade, desde 1999 tornei-me consumidora dos serviços privados de saúde. Acostumei-me a esperar mais de 4 (quatro) horas por atendimento médico no Hospital Aliança e não reclamar. No mês de março de 2015, minha mãe, que não possuía plano de saúde, precisou ser atendida no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Desde a sua admissão até a sua saída foi atendida de forma exemplar, magnífica! O atendimento humanizado a acalmou e tornou seus últimos dias de vida mais tranquilos e dignos.

Nunca fui tão bem atendida em um serviço privado de saúde (incluo até o Hospital Sírio Libanês) como vi minha mãe ser atendida no HRSAJ.

Aos Profissionais Médicos, aos Profissionais da Enfermagem (Enfermeiros e Técnicos), Psicólogos, Nutricionistas, Técnicos de Laboratório, Cozinheiras, responsáveis pela Higienização, Porteiros, etc, do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus agradeço profundamente por tudo que fizeram pela vida e conforto de minha mãe! Vocês Fazem a diferença! Vocês estarão sempre em minhas orações.

Depois, pude ver na prática o que esperamos de melhor do Sistema Único de Saúde, diligência, rapidez, humanidade, responsabilidade e inúmeras outros pontos positivos. O que vi e avaliei como negativo, penso que é próprio das dificuldades de recursos financeiros que definham as vontades dos agentes públicos. A criatividade da Equipe põe tudo de negativo como uma leve penumbra, para mim imperceptível ao longo dos mais de 50 dias que visitei quase que diariamente a Unidade Hospitalar.

Algumas pessoas – Anjos de Caridade, para mim inesquecíveis para toda vida – não poderia deixar de nomear para exaltar a competência e a qualidade do atendimento comum a grande maioria dos profissionais que lotam a Unidade – Rita Maia (Coordenadora de Enfermagem), Dr. José Américo (Chefe idolatrado da UTI pela qualidade técnica – todos o cultuam), Samily (Enfermeira da UTI), Dra. Roberta (Nefrologista), Dr. Danilo (Cirurgião), Dr. Flávio (Cirurgião), Dr. Sapucaia (Médico), Noélia (Enfermeira), Dra. Elina Azpiroz, Jorge (Fisioterapeuta), Larissa Leite (Fisioterapeuta), Celilúcia Francisca, dentre outros que ao fechar os olhos lembro a fisionomia, mas deixei de perguntar o Nome, agradeço pelas intervenções e pelo alívio da dor de minha mãe, mesmo quando paliativo!

Sempre digo que para ser profissional da área de saúde, além da disposição para enfrentar com trabalho árduo e incansável as dificuldades habituais inerentes à profissão e do sistema de saúde, são necessárias características especiais. É fundamental gostar de gente, amar o próximo.

O bom profissional de saúde também deve ser imbuído de firmeza de caráter, ter senso de profunda humanidade e sensibilidade com a dor (apesar da vida e experiência às vezes fazê-los acreditar ser insensíveis à dor), consciência coletiva, amor à vida. E vocês, como eu, sabem que esses atributos não são adquiridos na faculdade. É uma questão de formação pessoal.

Particularmente, vou confessar algo que me deixou muito orgulhosa. A pedido de Dr. Euvaldo, prefeito de Santo Antônio de Jesus, tive o prazer e deleite de redigir o Projeto de Lei que desafetou o imóvel do HRSAJ e o doou ao Estado da Bahia. Também tive o prazer de cuidar da Prestação de Contas dos Recursos transferidos pelo Estado e pela União ao Município de Santo Antônio de Jesus! Taí, cada centavo aplicado valeu muito a pena e faz acreditar que esse país tem solução. Chorei de emoção várias vezes enquanto esperava para ver minha mãe na UTI ou na Enfermaria, por tudo que vi se idealizar e que vi realizado!

Parabéns, ao Instituto Fernado Filgueiras – IFF! Vocês merecem os melhores atestados de capacidade técnica! O Estado da Bahia lhes deve isso!

Deus, abençoe sempre a Equipe de profissionais do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, hoje e sempre!



Andréia Prazeres, filha de Valdelice Prazeres Bastos de Souza, usuária do SUS/HRSAJ, falecida em 25/04/2015