Inauguração do Hospital de Cirurgia do Recôncavo em Sapeaçu
abril 01, 2016
A Prefeitura Municipal de Sapeaçu em parceria com o Governo do Estado da Bahia e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar – IBDAH, inaugurou na noite dessa quinta-feira (31) o Hospital de Cirurgia Eletivas do Recôncavo Baiano, em Sapeaçu. O hospital irá integrar a rede de saúde do Estado da Bahia para atender a demanda de cirurgias eletivas para todos os municípios da região, serão realizados em média 200 cirurgias por mês, inicialmente com especialidades nas áreas de cirurgia geral, angiologia, vascular, ginecológica, obstétricas e pediátricas.
Para o prefeito de Sapeaçu, Jonival Lucas o Hospital de Cirurgia do Recôncavo vai ser um pólo de apoio para atender as demandas acumuladas na região. “Essa é uma estrutura que vai somar para os atendimentos do Recôncavo, principalmente porque, como faz parte da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), vai absorver pacientes não só de Sapeaçu, mas de toda a região. Serão centenas de cirurgias mensais para diminuir a fila que a região possui. Tudo que nós, que estamos aqui, fazemos tem um motivo e objetivo, é de fazer com que a vida de cada de nós, cada um de vocês que vivem em Sapeaçu e na nossa região possa ser cada dia melhor e possa ter cada dia mais qualidade. Hoje estamos aqui unidos para entregar os serviços e uma obra importante para a população do município de Sapeaçu, nós estamos todos aqui juntos porque a nossa maior vontade é poder trabalhar e dar dias melhores ao nosso povo, sintam-se todos abraçados e muito obrigado por estarem aqui prestigiando esse marco para nossa cidade, muito obrigado por fazerem parte da nossa vida, de nos motivar a fazer Sapeaçu cada vez melhor, uma Sapeaçu sempre crescendo, desenvolvendo e pra frente. Voltar e regredir, Jamais!”, disse o prefeito.
“Além das nossas unidades ambulatoriais, que já temos no município, agora teremos aqui em Sapeaçu a unidade de Cirurgia Eletiva e referência para o Recôncavo. Esse momento é emblemático, porque esse momento que todos estamos vivendo de contingências econômicas, especificamente na Saúde, reabrimos uma unidade que estava fechada a mais de 6 anos e colocar a disposição da população já é uma grande esforço, que só poderia ter sido feito através da boa vontade do prefeito Jonival Lucas, juntamente com o Secretário de Saúde do estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas e o nosso parceiro que fará o gerenciamento desse hospital que é o IBDAH. O novo hospital representa muito para Recôncavo Baiano, pois o Estado está participando ativamente na responsabilidade que tem saúde pública, não tem esquecido do interior na parte hospitalar e com isso a região vai se servir com mais esses serviços que reforça a saúde na Bahia”, enfatizou o Secretário de Saúde de Sapeaçu, Dr. Raul Molina.
O representante da Secretaria de Saúde do Estado, Cássio Garcia, disse que o Governo da Bahia vai garantir a assistência à população. “Para nós é muito importante essa inauguração, pois iremos atender a demanda de toda região. Além de aproveitar essa estrutura física que está em excelente estado, os leitos, equipamentos e centro cirúrgico e ofertar para um número importante de cirurgias para o Recôncavo, que consequentemente vai desafogar os grandes centros como Salvador, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Feira de Santana e outros. Com isso a gente otimiza e consegue circular os leitos que estavam parados ou lotados utilizando o mesmo recurso. Vamos conseguir ofertar novos serviços de excelência e melhorar assim, a saúde da região”.
Cássio também disse que já está tudo pronto e deve começar a atender nos próximos dias. “O trabalho de triagem será feito para se contatar o pessoal na fila de espera. Lembrando que serão realizadas cirurgias eletivas e não de urgência, são usuários ou pacientes que estão internados já aguardando alguma cirurgia, ou algumas vezes estão até em casa esperando a cirurgia, mas não conseguem em certos hospitais porque a demanda de urgência não oportuniza o leito vago, nem o centro cirúrgico e isso infelizmente agrava a situação porque não consegue realizar essa cirurgia que pode ser esperada sim, ela não é de urgência, mas tem que ser realizada e quanto mais demora pode agravar. Dessa maneira vamos diminuir a demanda e melhorar de uma maneira geral a saúde e os hospitais da região”, concluiu.
No evento estavam presentes o prefeito Jonival Lucas, primeira-dama Cristina Lucas, presidente da Comissão de Seguridade Social e Família e Deputado Federal Antônio Brito, presidente da Câmara, Eder Galvão, vereadores, diretor do hospital, Gerson De Deus Barros, representante da Secretaria de Saúde do Estado, Cássio Garcia, secretários municipais, além de vários prefeito da região, o prefeito DE NAZARE MILTINHO E PRIMEIRA DAMA EUDI CANDEIAS autoridades do município e região.
Após inauguração aconteceu apresentação musical com a Banda Meninote que animou o público.
ASCOM – Prefeitura Municipal de Sapeaçu