Acompanhada do marido e do filho de apenas dois anos, a assistente-financeira Mailine Santos ficou encantada com a apresentação da Orquestra Sanfônica de Serrinha. “É uma festa muito linda. É o primeiro ano da gente com o Bernardo. Ele está gostando muito e a gente também pela tranqüilidade e segurança. Tudo lindo”, afirmou.
Na Sala de Reboco – palco montado em frente à Igreja de São Francisco –, quem não tem um par para dançar ou quer aprender passos de forró recebe aula especial, ao som da zabumba, do triângulo e da sanfona, das 18h à meia noite. Caracterizados respectivamente de Maria Bonita e Lampião, o casal José Silveira e Joelice Conceição estava impecável no figurino. Atenciosos com o público que não hesitou em pedir fotos, ele, que é inspetor de solda, e ela, que é técnica de enfermagem, também entraram no ritmo do dois pra lá, dois pra cá. “Estou gostando demais. É muito bom aqui. É bonito e tá (sic) joia”, disse Silveira.
Sobre o repertório que priorizou clássicos do xote, xaxado e baião, Joelice afirmou que “é muito importante manter a tradição. Temos que valorizar o forró. O Pelourinho é uma boa opção”.
Uma das grandes atrações da noite foi Adelmário Coelho que, minutos antes de se apresentar, sentiu o calor do público que gritava “Ô Adelmário, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver”. Para o forrozeiro, se apresentar no São João da Bahia, em Salvador, é sempre um privilégio. “Muita gente não pode viajar por um motivo ou outro, ou porque trabalha. Então, ter a opção desta festa aqui no Pelourinho, um local sagrado, muito especial para todos nós baianos, é um momento de excelência em harmonia com essa festividade junina”, afirmou.
O superintende de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia, Diogo Medrado, destacou o aquecimento na economia com a realização de shows promovidos pelo Governo do Estado na capital. “Quisemos colocar Salvador como destino de São João. Trazer a população do interior para a capital, além de pessoas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, que são os principais clientes do destino Bahia. Pelourinho e Paripe não poderiam ficar de fora desta programação”.
Fotos: Carol Garcia/GOVBA
Fotos 1 e 2: Adelmário Coelho no Terreiro de Jesus
Fotos 3, 4, 5 e 6: Sala de Reboco no Cruzeiro de São Francisco
Foto 7: Orquestra Sanfônica de Serrinha no Terreiro de Jesus
Foto 8: Terreiro de Jesus
Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
www.comunicacao.ba.gov.br