Últimas News

Sistema Viário Oeste foi tema de discussão pública em Nazaré da Farinha


Município de Nazaré da farinha foi palco de uma discussão pública sobre projeto do Sistema Viário Oeste (SVO), ponte Salvador-Itaparica. A reunião conjunta do Consórcio Territorial do Recôncavo (CTR) e do Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Território de Identidade do Recôncavo (CODETER), contou com as presenças de Jorginho de salinas Eládio Borges Lima) Bahia (secretario de Sapeaçu,secretários administração Aguinaldo Nazaré esteve  presente ,primeira dama , secretaria de ação social Eude Candeias ,Clovis Peinne Muniz Ferreira além de, Carlos Toneto secretario de Santo Antônio de Jesus, e Arandas ,Unaldo jaguaripe, de, além de representantes de municípios que integram o território de identidade do Recôncavo, e que integram o CTR e o CODETER.
A assembleia foi presidida pelo prefeito Miltinho de Nazaré, , que explicou a importância do evento para o entendimento do projeto do SVO pelos presentes. O coordenador do SVO na Seplan, Paulo Henrique Almeida, fez uma explanação geral sobre a concepção do projeto e seus objetivos, destacando sua importância como eixo estruturante do projeto, que abrange três territórios de identidade, 45 municípios e 4,4 milhões de pessoas, sendo 800 mil nas áreas da Ilha, Recôncavo Sul e Baixo Sul.

A coordenadora técnica do Consórcio “Instituto Pólis/Oficina/Demacamp”, a Margareth Uemura, contratado pela Sedur para realizar os estudos urbanísticos na área de influência do projeto, apresentou o andamento das análises que devem apontar as alternativas de adequação urbana em dez municípios localizados na área de influêtincia do SVO. No entendimento da coordenadora, haverá um desenvolvimento econômico acompanhado de crescimento demográfico em todos os municípios, em função da melhoria da acessibilidade a Salvador e à RMS.
O prefeito Jorginho falou do evento da importância do apoio institucional do governo estadual aos municípios na elaboração de seus planos diretores de desenvolvimento urbano e de saneamento, além da reestruturação da assistência técnica rural e da promoção da regularização fundiária.
 A, apresentou as ações do Codeter destacando a realização de oficinas e conferências que discutiram temas importantes para o Recôncavo a exemplo das relações de gênero, degradação ambiental, fortalecimento da agricultura familiar, economia solidária, além dos encontros voltados para a construção do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável.
Informou sobre os avanços do projeto básico de engenharia, dos estudos correlatos e o recente edital publicado pelo DNIT para contratação dos serviços de elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para absorção, implantação, pavimentação, adequação de capacidade com melhoria de segurança e eliminação de pontos críticos da rodovia federal BR-242, acesso ao Porto de Salvador Via Ponte de ItaparicaO plano de desenvolvimento da Ilha e região sul engloba a construção da ponte e mais uma série de intervenções viárias e de infraestrutura urbana e social na ilha, integrando toda a região. O conjunto de obras prevê também a construção de uma nova rodovia na Ilha, a duplicação da Ponte do Funil e a requalificação da ligação entre Nazaré, Santo Antônio de Jesus e Castro Alves. Quando for concluída, a ponte beneficiará mais de quatro milhões de pessoas na Região Metropolitana, no Recôncavo e no Litoral Sul do estado.
Tags