Últimas News

Barraqueiros apostam no novo governo para o retorno aos quiosques da Praça Padre Mateus


A Praça Padre Mateus em Santo Antônio de Jesus, considerada o coração da capital do Recôncavo Baiano, foi inaugurada em maio de 2016 pelo então prefeito Humberto Soares Leite (DEM) e conta com doze quiosques que até o presente momento encontram-se fechados. Esses mesmos quiosques é palco até hoje de uma grande novela sem fim.

Antes de passar por uma reforma, os barraqueiros da Praça Mateus foram transferidos para a Praça da Biblioteca, nessa transição houve muitas promessas por parte da gestão do prefeito Humberto que os barraqueiros voltariam para seus locais de origem. Mais muita coisa aconteceu de lá pra cá, um deles foi o surgimento de uma licitação para que os barraqueiros explorassem a Praça Padre Mateus.
ASSISTA ABAIXO A MATÉRIA COMPLETA
A promessa não foi concretizada e precisou o Ministério Público entrar no meio da questão orientando a Prefeitura fazer a tal da licitação. O caso foi parar na Câmara de Vereadores sobre protestos que através do vereador Uberdan Cardoso foi aprovado por unanimidade dos votos um projeto de lei fazendo concessão do espaço da Praça, o que beneficiaria os barraqueiros.
Vetado pelo prefeito Humberto Leite, o projeto voltou para a Câmara onde foi sancionado e aprovado pelo Legislativo. Desta forma, o caso foi parar por fim na Justiça e até hoje está sem uma solução concreta. O caso está no Ministério Público em Santo Antônio de Jesus e os barraqueiros agora apostam no governo do prefeito Rogério Andrade para que se chegue a um denominador comum.

AEQUIPE do Portal Infosaj/TV Recôncavo esteve na tarde desta sexta-feira (20), visitando alguns barraqueiros in loco. Nossa reportagem conseguiu falar apenas com dois barraqueiros que aceitaram conceder uma entrevista, já outros preferiram conversar em off e mostraram insatisfação com o caso. Como falado anteriormente, muitos desses barraqueiros estão apostando suas fichas no prefeito Rogério Andrade para que se sensibilize com o caso junto com o Ministério Público.
Nossa reportagem também esteve na Praça Padre Mateus para fazer uma visita aos quiosques, que com o passar do tempo tem servido para moradia de pombos, nem para enfeite servem. A bola da vez agora é do prefeito Rogério Andrade que tem um papel fundamental no caso dos barraqueiros.
Tags