Por Redação Bocão News | Fotos: Carol Garcia / Gov
O grupo afro Olodum, que já levou a música baiana para mais de 30 países, celebra 30 anos de samba-reggae durante este Carnaval. Para o vice-presidente do Olodum, Marcelo Gentil, o Governo do Estado é um parceiro importante do Olodum.
"Esta é uma parceria histórica que vai muito além do carnaval. Nós estamos agora desenvolvendo um projeto nas áreas de cidadania e direitos humanos, com jovens aqui do Pelourinho, do Nordeste de Amaralina, do bairro Uruguai, em parceria com a secretaria da Justiça , Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Isto mostra que o Governo da Bahia tem sensibilidade com o Olodum e principalmente com aqueles segmentos da sociedade que precisam deste trabalho, que precisam da expertise que tem o Olodum ao fazer Cultura. Assim, nós entrelaçamos Cultura com ação política e transformação social".
Serão dois dias de desfile do Bloco Olodum, esta sexta e domingo. Ainda nesta sexta-feira, o bloco compartilha o momento de sua história no circuito Osmar (Campo Grande) com todos os foliões na Avenida. No domingo de Carnaval, o Olodum é o primeiro a desfilar na orla de Salvador, no circuito Barra/Ondina.
O presidente do Olodum, João Jorge, afirmou que o samba-reggae é a música da Bahia. "É a música que levou o estado para 36 países, seis copas do mundo, duas olimpíadas, que trouxe para esta terra personalidades como Michael Jackson e Paul Simon. O samba-reggae deu à Bahia régua e o compasso, foi o último ritmo criado no estado no século passado e que deu ao Olodum e ao Pelourinho o destaque internacional”, afirmou.
