Nasceu em São Félix, mas foi em Muritiba que Edgard Abbehusen cresceu e se cercou da maioria das mulheres homenageadas em seu perfil no Instagram, o Fotocitando. Com 28 anos, o estudante de jornalismo da UFRB e redator do Blog do Valente acaba de alcançar a marca de 100 mil seguidores, depois de ver seus os cards e textos compartilhados por Lore Improta e pelas cantoras Solange Almeida e Marília Mendonça, além de várias blogueiras famosas.
O Fotocitando foi criado em maio do ano passado, mas só em janeiro desde ano Edgard começou a publicar os nomes que destacaram o seu trabalho. “Eu escrevia alguns textos, frases de autoria própria. A chegada de seguidores estava em um ritmo muito bom. Virei o ano com 17k e preparei uma série com nomes de mulheres, especialmente as mais próximas ou que tiveram um vínculo forte comigo”, revela.
A receita não é original. Diversos outros perfis de escritores da internet faziam e continuam fazendo poesias e textos relacionando a personalidade dos nomes. Mas, a garantia do sucesso é um tempero baiano que nem o próprio autor sabe explicar, já que o que impressiona é a identificação das personalidades, na maioria dos casos. “Sinceramente, acredito que o mérito é das Fernandas, Cláudias, Marias e Anas que conheço. São elas descritas ali. Eu só fiz colocar em palavras o que, pra mim, elas representam. Se 10, 20, 100 Marias e Anas se encontram nos textos, ótimo”, conta.
De janeiro até o dia 8 de março, quando o contador do Fotocitando marcou os 100k (termo usado pela rede social que representa 100 mil pessoas), o Brasil passou a conhecer o trabalho desse “jovem aspirante a escritor”, como se auto intitula. “Acho que vou ter que ralar muito pra me ver como escritor. Hoje, escrevo no Fotocitando, um espaço que dedico a estrada da minha vida percorrida até aqui. Escritor, mesmo, serei quando tiver meu primeiro livro imprenso na minha mão”, diz.
Espirita, faz questão de frisar que tem recebido o auxílio do que ele chama de amigos de luz. “Não estamos sozinhos. Talvez eu ainda esteja descobrindo a minha missão no mundo”.
Da pequena cidade de pouco mais de 30 mil habitantes, no meio de uma das regiões mais ricas se tratando de cultura, que já revelou talentos como Edson Gomes, Sine Calmon, o poeta Damário Da Cruz e os Veloso, Edgard Abbehusen usa o recôncavo e a Bahia como uma identidade.
“Aqui eu cresci. Essa cidade, esse lugar, essas pessoas me tornaram o que sou hoje. Eu sou Edgard Abbehusen, sou o baiano cá do recôncavo, sim. Com orgulho quero levar isso pra onde eu for, se eu for pra mais algum lugar, claro”, brinca.
No momento, o jovem estudante de jornalismo foca em terminar sua faculdade, que fica em Cachoeira, para planejar os próximos passos. Enquanto isso, continua ‘unindo pessoas especiais através do amor’, como diz a descrição do perfil Fotocitando, no Instagram.
No momento, o jovem estudante de jornalismo foca em terminar sua faculdade, que fica em Cachoeira, para planejar os próximos passos. Enquanto isso, continua ‘unindo pessoas especiais através do amor’, como diz a descrição do perfil Fotocitando, no Instagram.
Informações: Tribuna da Bahia
