Últimas News

Superou expectativas a abertura do São João que resgata a Cultura, em DOM MACEDO COSTA


Teve início, na noite dessa sexta-feira, 23, o "São João do Bate Quente", na cidade de Dom Macedo Costa, recôncavo baiano, num evento que, deveras, superou expectativas, seja pela excelência das apresentações musicais, seja no que concerne à participação de público, constituído por múnícipes e visitantes de diversos rincões da região, da Bahia e de outras unidades da federação.
Festividades juninas que, para sua realização, a administração municipal Egnaldo Piton "Guito - Sinhorzinho, conta com o engajamento das secretarias de administração, cultura, infraestrutura, social, saúde e demais pastas,  propiciando aos munícipes e visitantes uma grade de apresentações recheada de excelentes nomes mas, também, paralelo a isso, o intento de fazer com que esses eventos possam fazer parte dos anais da historicidade local, a partir do momento em que se procura resgatar a cultura inerente  à "Vila do Adro", com "edificação", na praça principal de uma maquete,  numa referência ao comércio da denominada "São Roque do Bate Quente", no periodo que antecedeu à emancipação politica.
Nesse resgate, a administração teve o cuidado de homenagear antigos comerciantes que, há décadas, contribuíram para que o município desce os "primeiros passos" rumo ao desenvolvimento. Desenvolvimento que, hoje, ganha mais impetuosidade por contar com gestores que, indubitavelmente, esboçam preocupação de empreender esforços em prol da geração de emprego e renda, de maneira que, paulatinamente, possa colher louros no que tange a inclusão social. 
Nessa sexta-feira,23, as apresentações de Virgílio, Farol de Milha, Banda Cactus e Selo de Amor. No Palco Alternativo, Odilene e Vitória, bem como Rodrigo Sanfoneiro. Para esse sábado, 24, previstas apresentações de Sillver Lima, Flor do Nordeste, Valney e Banda, Juliano do Acordeon e Forró do Zé.   Para amanhã, domingo, 25, as bandas Casaca de Ferro, Moura Brasil e Olhar Faceiro. Juliano do Acordeon, Moura Brasil, Vaney e Banda, Flor do Nordeste e Farol de Milha, entre outras, são destaques nessa edição do “Tradicional São João do Recôncavo”, como intitula a Prefeitura do município que também está dando oportunidades para que os artistas da terra não fiquem de fora do São João.
Além dos anfitrião, prefeito Egnaldo Piton, Bahia (presidente da Câmara Municipal), Uberdan Cardoso (veredor em S.A.Jesus), marcou presença, mais uma vez no município, o Deputado Estadual Bira Corôa, autor de uma emenda para disponibilização de recursos, através da BAHIATURSA (governo estadual), no intuito de fomentar custos com as festividades juninas no município. 
Em entrevista exclusiva à Tvsaj, o prefeito externou satisfação diante das festividade que ora começaram, assim como pelas presenças do deputado Bira Coroa, vereador Uberdan e outras personalidades que compareceram ao município. Discorreu, também, sobre o resgate que a atual edição do São João faz com relação à cultura local. 
Apoio da BAHIATURSA
Convenhamos que, com as dificuldades econômico-financeiras que atravesssam os municípios, principalmente os do Norte e Nordeste, é muito difícil para entres administrativos  pequenos como Dom Macedo Costa, arcar, sozinhos, com os custos inerentes às festividades juninas. Felizmente, com postuação da atual administração e intermediação do Deputado Bira Corôa, a BAHIATURSA, dentro das premissas de apoio ao turismo em todo o Estado, em que pese necessdade de contenção de dispêndios, ajudou o município no custeio das despesas. 
Bira Coroa, por sua vez, regozijou-se pelo fato de comparecer a Dom Macedo Costa, nesse evento protagonizado pelo atual prefeito, destacando esse momento ímpar pelo qual passa o município, sob o comando de um jovem que se preocupa em ouvir anseios e,  à luz de toda uma realidade,  discutir possibilidades em busca de soluções tangíveis a curto e médio prazos. Uberdan Cardoso, por sua vez, também realçou a importância desse resgate histórico. 
Não resta dúvidas que, através dessa atual administração, "o município vai entrar, de vez, nos trilhos do desenvolvimento. Paralelo a esse ímpeto desenvolvimentista, Dom Macedo Costa passa, a partir de agora, a ser viisualizado internacionalmente, não apenas pela sua importância político-institucional. Mais que isso, pela capacidade empreendedora de sua gente, no momento que conta com uma liderança que, inexoravelmente, arregaça as mangas. Fotos Antonio Mascarenhas.
Tags