07/07/2017
Muitas pessoas têm problemas de visão, mas não sabem disso. O atraso no diagnóstico de doenças oftalmológicas graves não tratadas pode levá-las à cegueira. Por isso, a realização de exames preventivos anuais é imprescindível. Para alertar seus beneficiários sobre este assunto, o Planserv aproveita o Dia da Saúde Ocular (10 de julho) para compartilhar algumas dicas importantes.
A primeira delas é a redução da exposição dos olhos ao sol. Não basta usar óculos escuros se eles não possuírem fator de proteção para raios UV, que podem agravar o desenvolvimento de doenças como catarata. Outra dica é evitar coçar a região dos olhos, já que em casos de alergias ou irritações, isso pode piorar o quadro. Para evitar ou reduzir a coceira, o melhor a fazer é hidratar os olhos com colírios lubrificantes. O médico deve indicar o colírio adequado para cada pessoa.
O uso de colírios sem orientação médica deve ser evitado porque pode agravar ou iniciar casos de glaucoma, catarata, entre outras doenças. Outra orientação dos médicos é sempre limpar a região dos olhos. Maquiagens podem causar reações alérgicas e se não forem retiradas corretamente antes de dormir, os canais de drenagem presentes nos olhos podem entupir, gerando infecções ou terçol - vermelhidão na região da pálpebra que parece com uma espinha.
Óculos de proteção são essenciais para evitar que acidentes aconteçam. Em situações de risco, como manuseio de solda, por exemplo, é essencial seguir a risca a recomendação de prevenção. Em casos de danos oculares, os beneficiários do Planserv podem contar com os serviços do único pronto-atendimento oftalmológico 24 horas da Bahia, o DayHorc, à disposição no nono andar do Hospital da Bahia.
Dados preocupantes - Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 314 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual em todo o mundo, sendo que 45 milhões delas são cegos. Mais de 75% dos casos poderiam ser evitados ou curados. Daí, a importância dos exames preventivos, já que muitas doenças oculares são pouco perceptíveis em estágios iniciais.
A prevenção é fundamental para diagnosticar e tratar doenças visuais e evitar qualquer perda visual. Exemplos de doenças graves que só podem ser diagnosticadas por especialistas são o glaucoma, que consiste no aumento da pressão interna do olho, podendo causar perdas visuais irreversíveis, e o ceratocone, que é uma alteração na córnea que provoca a diminuição da visão.
Doenças como hipermetropia, miopia, estrabismo e retinopatia da prematuridade podem ser diagnosticadas desde o nascimento. Além de algumas disfunções comuns, cerca de 60 milhões de pessoas sofrem de problemas visuais devido ao uso do computador, tablets e smartphones. Estima-se, ainda, que este número vem aumentando em um milhão a cada ano.
Médicos orientam que, para cada 40 minutos do uso do computador, deve-se dar um descanso de 10 minutos para os olhos. O monitor do computador deve permanecer a 50 ou 60 cm de distância e um pouco abaixo da linha dos olhos. Alguns sintomas da presença de problemas decorrentes do uso incorreto do computador são olhos secos, vermelhos e irritados, dores de cabeça e dificuldade de focalização.