Últimas News

ANTÔNIA LUZIA: UMA MACEDENSE NA LUTA PELA GARANTIA DE DIREITOS SOCIAIS NA BAHIA



Macedense, mulher, filha de família de agricultores da localidade do Comum, Antônia Luzia Santos foi a principal palestrante da 7ª Conferência de Assistência Social de Dom Macedo Costa. Hoje advogada e assessora técnica da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, Antônia traz no currículo também a experiência de já ter sido presidente da Associação de Conselhos Tutelares de Salvador e de servidora da Câmara Municipal de Vereadores da capital baiana. Sem nunca esquecer de suas raízes e lembrando pelo nome muitos de seus conterrâneos, Antônia esteve de volta a sua terra natal, desta vez para falar de Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social.
“Direitos sociais são aqueles assegurados pela Constituição Federal a todo o cidadão brasileiro, como a saúde, educação, moradia, cultura e lazer, e que compete aos governos oferecerem isso através de políticas públicas. Infelizmente, estamos vivendo um cenário político em nível nacional que vem ameaçando a garantia desses direitos conquistados pelo povo brasileiro”, pontuou Antônia em sua explanação.
A sensação de poder ver as políticas públicas sendo efetivadas em sua terra natal também foi um aspecto destacado pela macedense. “Eu estou super emocionada em estar em Dom Macedo, que é o meu município, onde tenho meus familiares e minha raiz. Eu vim de uma família simples e hoje estou em minha cidade representando o Governo do Estado. Estou feliz em ver que o meu município, que eu tanto gosto e que sempre estou presente, está no caminho certo. A gente vê as políticas públicas se materializando, os programas sociais funcionando, saindo do assistencialismo. Isso é extremamente gratificante”, concluiu a advogada, que em sua fala comoveu muitos dos presentes, sendo fortemente aplaudida pelos conterrâneos.
Tags