Últimas News

Banda Tio Barnabé aposta na atualização do forró sem abrir mão da tradição



Um show da banda Tio Barnabé pode parecer diferente para quem está acostumado a apresentações de forró mais convencionais. No palco, a banda formada por Neto Bittencourt (vocais), Vinnie Brandão (zabumba) e Bruno Almeida (triângulo) coreografa, leva para frente instrumentos como o saxofone e inclui no repertório músicas de Simone e Simaria, Wesley Safadão e sucessos do jazz. “O que importa é levar a energia em forma de canção para o público”, defendeu o vocalista Neto Bittencourt, que esteve na redação do Bahia Notícias para falar sobre “Histórias”, novo CD da banda, e a perda de espaço do forró em grandes eventos no estado.
Em junho deste ano Elba Ramalho avisou: “Não existe São João sem forró”. O número de atrações do ritmo diminuiu na grade das festas juninas no Nordeste, segundo a cantora. O não-tradicional Tio Barnabé defende a fala de Elba. Neto Bittencourt é convicto. “Tem que cultivar a cultura ou ela se perde”. O vocalista não acredita que as mudanças que implementou na banda Tio Barnabé quando entrou em 2011 descaracterizem o grupo ou o forró. Sobre as coreografias no palco, o saxofone e até o uso de violino nas músicas, o artista acredita que tudo não passa de uma atualização do estilo. “O forró precisa se permitir mudar e evoluir. O sertanejo veio com tudo, pois se permitiu abraçar outras propostas”. Apesar das invenções, Neto garante que o Tio Barnabé nunca abandonará a tríade mais tradicional do forró: a sanfona, a zabumba e o triângulo.
O Tio Barnabé trabalha atualmente na divulgação do single “No seu lugar”, composição de Thierry que abre os trabalhos do álbum “Histórias”, o terceiro da banda, segundo com Neto nos vocais. O álbum tem 15 músicas e chamou artistas de diferentes gêneros para a composição e participações, como a colaboração do cantor Tatau em uma das faixas. “Estávamos gravando e o Tatau apareceu dizendo que tinha uma música para a gente”.  As parcerias do Tio Barnabé também são pouco convencionais. No último álbum, a banda chamou o cantor Márcio Victor do Psirico para colaborar na faixa “Miseravão”. Engana-se quem pensa que o resultado da parceria foi um pagode. Não importa a equação, a banda entrega forró como resultado. Por mais que se adicionem novos elementos. “Somos a banda de forró mais irreverente do Brasil”, admite Neto Bittencourt sem abrir mão de afirmar que o Tio é uma banda de forró.
“Histórias”
O novo trabalho do Tio recebe esse nome por reunir nas composições experiências da banda. Algo não muito incomum. Entre os maiores sucessos do grupo, a faixa “Rafaela” foi inspirada em um caso da vida amorosa de Neto. “Pedi que a Rafaela falasse com a amiga dela para mim. Eu acabei namorando com a Rafaela depois”, contou descontraído o cantor, que também escreveu “Meter Dance”, outro sucesso da banda. Hoje, Rafaelas e namorados de Rafaelas procuram Neto para agradecer pela trilha sonora de relacionamentos. O grande sucesso da faixa, para Neto, se dá justamente pela abertura do forró para cantar sobre outros assuntos. "Antigamente só falavam de sentimento. Precisamos abrir o leque”, completa o cantor. O Tio Barnabé se apresenta na próxima sexta-feira (11) na Villa Caramuru (antigo Mercado do Peixe) na última edição dos ensaios da banda. Já Neto se apresenta com o trabalho solo todo sábado no Palhoça, em Salvador.Bahia Noticias