A Justiça Federal decidiu suspender a homenagem ao ex-presidente Lula marcada pera acontecer nesta sexta (18) na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cruz das Almas. O documento da 10ª Vara Federal Cível se refere a Lula como réu e sugere que o título de Doutor Honoris Causa outorgado pela instituição de ensino tem viés político.
A decisão aponta que a homenagem visa "propiciar manifestação ruidosa do réu Luiz Inácio Lula da Silva" no local da entrega da homenagem ao coincidi-la com o evento onde ele está envolvido de visibilidade político-partidária denominado 'Brasil em Movimento'". Lula receberia a homenagem durante sua caravana pelo Nordeste.
A tutela de urgência que pediu a suspensão da entrega do título a Lula foi protocolada pelo vereador de Salvador Alexandre Aleluia (DEM). A caravana começa nesta quinta-feira (17) em Salvador. No sábado (19), vai à Feira de Santana, quando participa de um ato de Defesa das Políticas Públicas para o Semiárido e Agricultura Familiar. Já às 11h, políticas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e de cisternas que têm sido reduzidas ou desmontadas.
Antes, às 8h, participa de encontro com prefeitos. Em solo baiano, Lula vai a dois redutos petistas e dois redutos do Democratas. A ideia da Caravana é seguir da Bahia ao Maranhão. Em postagem na sua página do Facebook, Lula relembrou a sua passagem pelas margens do Rio São Francisco há 24 anos. No vídeo são vistos políticos como Waldir Pires (PT) e o deputado federal Jutahy Magalhães Júnior (PSDB), além do finado Zezéu Ribeiro (PT).