Teve início na noite desta quarta-feira (09) a V Conferência Municipal de Saúde, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Dom Macedo Costa. A mesa de abertura contou com a presença de representantes do poder público, entre os quais o prefeito Egnaldo Piton, que em sua fala destacou a importância das Conferências para a conquista e garantia de direitos, como as que ele próprio já defendeu enquanto agente comunitário de Saúde.
A secretária de Saúde, Amanda Piton, expôs algumas das conquistas da atual gestão, como a ampliação do atendimento de especialidades na Unidade de Saúde, com a oferta de cardiologia, pediatria, endocrinologia, psiquiatria, ortopedia e ultrassonografia.
O tema principal da Conferência, “Saúde como Direito: participação popular na construção das políticas de saúde”, foi apresentado pela professora Ms. Elaine Leal Silva, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, que fez um retrospecto das políticas públicas para a Saúde, desde a instituição da República até a Constituição de 1988 e a formulação do SUS (Sistema Único de Saúde).
A V Conferencia Municipal de Saúde continua na manhã desta quinta-feira (10), com a formação dos grupos de trabalho que definirão as propostas a serem votadas na plenária
