O vice-governador e secretário de Planejamento do Estado, João Leão, fará uma série de viagens a partir desta última quinta-feira (14), para viabilizar o projeto da Ponte Salvador-Itaparica. Na quinta, ele foi a São Paulo. O objetivo é buscar novos interessados na construção e execução da obra.
“Estou indo a são Paulo hoje para levar para o Instituto de Engenharia, com todas as grandes empresas do Brasil, para oferecer a ponte como uma opção para as empresas que queiram vir participar”, contou, em entrevista ao Bahia Notícias. Já há protocolos de intenção assinados com as chinesas CRBC (China Road and Brigde Corporation) e CREC 4.
“Nós abrimos há pouco tempo – encerra no dia 29 – para que as empresas venham conhecer o projeto. É uma abertura para que toda empresa que queira conhecer o projeto venha a Salvador e vá lá na Seplan, que nós estamos abertos a essas empresas todas venham conhecer o projeto”, acrescenta. Na próxima semana, será a vez de Brasília – neste caso, a meta é avançar na federalização da obra, de forma a conseguir investimentos da União.
“Para nós conseguirmos federalizar isso, os nossos chineses querem garantias. Sem garantias ninguém faz essa obra. Então eles querem que o estado dê garantias, para isso eu preciso do aval da União. Mas para a União dar garantias, essa obra tem que ser federalizada. Para federalizar eu precisava de uma rodovia federal”. Para isso, a BR-242 terá seu traçado modificado e seguirá até Nazaré; e BR-420, que sairá da Ponte do Funil e entrará na Ilha de Itaparica.
“Para preservar, nós fizemos uma via expressa no meio da ilha, para que você não tenha o impacto. Porque aqui vai passar carreta, ônibus, caminhão”, explica. A BA-001, que já corta a ilha de ponta a ponta, será duplicada e passará a ser uma avenida.
Na viagem que fará na próxima semana, a expectativa é de que o governo federal e estadual assinem um contrato que passará a administração da BR-420 para a Bahia. “Governo da Bahia e o governo federal vão assinar um protocolo, um contrato, transferindo a BR-420 para o governo da Bahia. Fazendo uma obra que é federal e que é estadual. Aí eu posso ter aportes do governo federal. A legislação não permite que o governo federal aplique em rodovias que não sejam federais”, explica.
Com esta medida, a Bahiainveste assumirá a concessão da rodovia e dará início a uma Sociedade de Participação Específica (SPE), que permitirá que o projeto seja lançado pelo governo do Estado na Bolsa de Valores. “A proposta nossa é que a empresa parceira entre com 75% do capital a Bahiainveste 20%. E já fechamos com a Caixa Econômica que ela vai ser o banco oficial, de todos os 30 anos; ela vai entrar com 5%”.
O acordo está, segundo Leão, “fechado na boca”, mas já foi assinado um protocolo de intenção para garantir a participação da Caixa. A instituição financeira é outro motivo da viagem à Brasília – Leão irá tratar de um empréstimo de R$ 600 milhões junto ao banco. Na semana seguinte, o vice-governador irá a Portugal. “Daqui a 15 dias estou indo a Portugal, que tem também uma empresa, a Lusa Portuguesa, interessada na construção da ponte”.