A professora Arany Santana tomou posse nesta segunda-feira (2) como titular da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult). Em seu primeiro discurso depois de assumir o posto, ela colocou como objetivo "garantir os direitos culturais" da população e destacou que o trabalho da pasta precisa ser conhecido pelas pessoas.
"É preciso fazer saber o quanto a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia é importante e o quanto ela faz", afirmou. "Minha expectativa é de poder garantir os direitos culturais, da mesma forma que garantir os direitos humanos fundamentais, promover a pluralidade de agentes que atuem e se comprometam com a esfera da cultura", concluiu a titular da pasta.
No evento, o governador Rui Costa também destacou o fato de Arany ser a primeira mulher a comandar a Secult e garantiu que não vem reduzindo os investimentos para a área. “Estamos conseguindo nos organizar de forma que não reduzimos um centavo da cultura, não contingenciamos um centavo da cultura, como também ampliamos os receursos de todas as pastas voltadas à aplicação da cultura", assegurou.
Arany substitui Jorge Portugal à frente da Secult. Na semana passada, ele entregou uma carta a Rui pedindo exoneração do cargo. No documento, alegou razões profissionais e pessoais.