Ivanna Patrícia
Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. Em Muniz Ferreira (a 180 km de Salvador), no Recôncavo baiano, não é diferente. Para alcançar esses objetivos, a Secretaria Municipal da Educação colocou em prática um projeto importante para conhecer o histórico familiar de cada aluno, individualmente, e assim, intervir de forma positiva em sua formação e promover a cidadania.
Para tanto, há quatro meses foi implantado em todas as escolas públicas do municipio, na sede e na zona rural, o Processo Individual de Identificação – PII, para coletar os dados de cada aluno e seu familiar.
De acordo com a secretária municipal da Educação, professora Luzia Lírio, o projeto é um aliado para conhecimento pedagógico e pessoal do aluno. “Cada aluno participa do PII a partir de conversa participativa e preenchimento de dados contendo todo o histórico familiar”, explicou.
A secretária de Educação,Luzia Hortência, e Luiza Galvão, coordenadora pedagógica
A coordenadora pedagógica da secretaria à frente do projeto, Luiza Galvão, ressaltou que a ação nas escolas da rede tem sido eficiente e dinâmica. Segundo ela, o Projeto Político Pedagógico – PPP, define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade.
A Secretaria da Educação de Muniz Ferreira está buscando envolver pais e alunos e compartilhar a responsabilidade de definir os rumos das escolas
Com um PPP bem estruturado, a escola ganha uma identidade clara, e a equipe, segurança para tomar decisões. “O PII é apenas uma, dentre as ações do Projeto Político Pedagógico da Educação (PPP), que está trilhando caminhos para um ensino de qualidade, na perspectiva de que deve haver uma parceria entre a escola e a família para o sucesso escolar dos alunos”, pontuou a coordenadora pedagógica, Luíza Galvão.
O PPP é um documento no qual estão registradas as ações e projetos que uma determinada escola busca para seu ano letivo, sendo auxiliados de forma política e pedagógica por professores, coordenação escolar, alunos e familiares.
(Fotos Divulgação/PM Muniz Ferreira)
(Fotos Divulgação/PM Muniz Ferreira)