Mais uma modalidade esportiva tem começado a despertar o interesse dos jovens macedenses. Concentração, disciplina, autocontrole, aprimoramento dos reflexos corporais e dos sentidos intuitivos são algumas das características do karatê, atividade que, a partir deste ano, começou a fazer parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Assistência Social de Dom Macedo Costa.
A oferta do karatê tem sido um sucesso e conta com 109 matriculados, em 9 turmas semanais, contemplando alunos de 09 a 18 anos. Matheus dos Santos, instrutor no projeto, lembra que Dom Macedo Costa esteve carente dessa modalidade esportiva durante cerca de 20 anos, quando o seu pai, o professor de karatê Edberto dos Santos, dava aulas desse esporte no município. Agora pai e filho recomeçam a missão de formar nossos caratecas.
“O principal objetivo do karatê é trabalhar a disciplina, mas também queremos formar campeões. Não é só nos grandes centros que existem atletas bons, aqui em Dom Macedo os jovens também têm potencial para, daqui a um tempo, participarem de campeonatos e trazerem medalhas”, observa o treinador Matheus.
Para Rozilene Nogueira, mãe de Lucas Nogueira, de 7 anos, esta tem sido uma experiência importante na formação de seu filho. “Aqui em Dom Macedo as crianças tinham poucas opções de esporte. Agora com o Karatê tem sido uma oportunidade para o desenvolvimento delas”, comenta a munícipe.
Jacira da Cruz, que mora em Dom Macedo com a família desde 2012, também está adorando a novidade na vida do filho João Victor, de 8 anos. “Quando eu morava em Salvador, o meu filho mais velho fazia karatê. Aqui em Dom Macedo era uma das coisas que eu sentia falta. Assim que soube que o CRAS iria oferecer, matriculei João Victor. Está sendo ótimo para melhorar a disciplina e o convívio dele tanto em casa quanto com os colegas”, comemora a mãe.
