Cerca de 200 pessoas, entre prefeitos, gestores e secretários municipais, participam na quinta, 14, e sexta-feira, 15, do Empreende Bahia, que acontece no Hotel Fiesta, em Salvador. Realizado pelo Sebrae, o evento tem o objetivo de debater as oportunidades de melhoria no ambiente de negócios dos municípios. Durante os dois dias, painéis e oficinas vão abordar temas relativos à desburocratização para abertura de empresas, inclusão e sustentabilidade nas cidades.
Além disso, serão apresentados cases de sucesso, como os esforços empreendidos pela prefeitura de Itiúba, no Centro Norte baiano, para a implementação dos quatro eixos da Lei Geral: a Sala do Empreendedor, os processos de compras públicas de pequenos negócios, a Rede Simples e a nomeação do agente de desenvolvimento. Na mesa de abertura, estarão presentes o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, o presidente da Junta Comercial da Bahia, Antonio Carlos Marcial Tramm, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Guanabara, e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner.
Representando 99% do tecido empresarial no Brasil e responsáveis por cerca de 25% do PIB nacional, os pequenos negócios são o principal motor das economias locais. Na Bahia, atualmente, são quase 700 mil micro e pequenas empresas registradas.
Rafael Lopes. Agência Sebrae de Notícias Bahia
Rafael Lopes. Agência Sebrae de Notícias Bahia