MAGHARY BROTHER, Secretário de Cultura, fala sobre FEIRA DE CAXIXI 2018 NAZARÉ DAS FARINHAS

MAGHARY BROTHER, secretário de Cultura de Nazaré das Farinhas, A programação musical da festa foi comandada por várias estrelas a música brasileira

Recôncavo baiano, na gestão EUNICE BARRETO-WILSON JÚNIOR, fala sobre os preparativos para realização da FEIRA DE CAXIXI 2018, nesse município. A realizar-se nos dias 29 a 0 1.04. 2018 0 Evento que terá, entre as atrações,
Secretário destacou, também, o apoio da administração Eunice-Ben-Wilson para que esse evento possa corresponder às expectativas da população local, bem como de visitantes de municípios circunvizinhos e turistas egressos de outros rincões da Bahia e de outras unidades da federação. Salientou, também, a importância do trabalho desempenhado pelos oleiros de Maragogi pinho e do município para que essa tradição secular possa ser mantida.
Artefatos de barro, de palha, de madeira, vidro, tecidos, bem como trabalhos artísticos de valores do município e região propiciam à Feira de Caxixes oportunidade para que potencialidades, muitas delas ainda no anonimato, possam deixar aflorar a essência de criatividade que, materializada, possa não apenas ser admirada mas, principalmente, adquirida como "souvenir". Todos os gestores municipais, ao longo de todo esse tempo, contribuíram, de uma forma ou de outra, para que essa tradição fosse mantida e a atual gestão, naturalmente, tudo fará para que muitas páginas sejam escritas sobre um povo que, antes de tudo, semeia, em busca de novos horizontes.
História

A Feira dos Caxixes começou com pequena exposição idealizada por um oleiro de nome Patrício. Numa canoa, navegando pelo Rio Jaguaripe, deslocou-se de Maragogipinho até Nazaré das Farinhas, na Semana Santa, trazendo miniaturas confeccionadas em barro, compradas pelos moradores ainda no porto. O sucesso motivou o artesão a convidar outros oleiros a acompanhá-lo, todos os anos, originando-se, assim, a Feira dos Caxixes. Uma das melhores épocas para a venda do artesanato produzido na localidade de Maragojipinho, no Recôncavo Baiano, é a Feira de Caxixes, realizada todos os anos durante a Semana Santa, na histórica cidade de Nazaré, a 200 km de Salvador. Com mais de 300 anos de tradição, a feira reúne, durante o feriado pascal, milhares de apaixonados pelas peças feitas essencialmente de barro e argila pelos artesãos, que lá são chamados de oleiros.
De acordo com, os artistas da terra também terão espaço garantido para mostrarem seus trabalhos durante a festa, da região e todo o acolhimento do povo hospitaleiro de Nazaré.
A programação já está sendo amplamente divulgada pela equipe de mídia da prefeitura e a em entrevista a secretario de cultura, Maghary Brodher e a prefeita falaram sobre os preparativos do evento. Uma das melhores épocas para a venda .

MAGHARY BROTHER que vem contribuindo de forma relevante para o sucesso da atual administração, numa cidade que transpira cultura, seja através da arte, seja através da música, e enseja a participação de turistas para contemplação de sua riquíssima arquitetura estilo barroco, estampada em edificações importantes, a exemplo das igrejas, prédio dos arcos, pontes, fórum, prefeitura, prédios comerciais, etc.