O evento foi aberto com uma apresentação musical realizada pelos pacientes do CAPS II. A música é uma das terapias utilizadas pela Unidade. A psicóloga santoantoniense Silvia Brito recebeu uma homenagem pelo seu trabalho em prol dos Centros de Atenção Psicossociais.
Em seguida, o Secretário de Saúde, Leandro Lobo, agradeceu ao empenho de todos que trabalharam pela nova sede, em especial aos colaboradores da Saúde e registrou a emoção em entregar o espaço:
O Prefeito Rogério Andrade agradeceu as presenças, listou as ações já realizadas na área da saúde e falou sobre a emoção de entregar o CAPS aos pacientes:
O CAPS II Nova Vida tem como finalidade a integralidade no tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais – psicoses, neuroses graves e demais quadros - cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.
A unidade atende pessoas com sofrimento psíquico, constituindo uma alternativa ao modelo centrado nos hospitais psiquiátricos e permite que os usuários permaneçam junto às suas famílias e comunidades, enquanto estão em tratamento.