Primeira feira da agricultura familiar de Dom Macedo Costa

 08/04/2018


  

Neste Domingo pulação de Dom Macedo Costa passou a contar com um espaço permanente de comercialização de alimentos agroecológicos (sem agrotóxico ou qualquer tipo de composto químico). A venda de produtos trazidos diretamente das áreas da região e sem atravessadores - comercializados a preços justos e direto da mão do produtor foi um sucesso para expositores e visitantes.

Ao todo foram 30 agricultores a oferecer desde produtos convencionais da agropecuária local a uma variedade de artesanatos, bolos, doces, e atividade cultural no pátio do Nesta primeira edição produtores e o sucesso foi também de público e de visitas ilustres. Participaram da inauguração autoridades municipais, estaduais , além de dirigentes dos movimentos sociais e sindicais do campo.Feira de Agricultura Familiar do município, realizada para comemorar seu aniversário de 56 anos.

Estiveram presentes o deputado estadual,
Bira Corôa, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, o vereador Bochecha, a vereadora Lene, o secretario Eladio Bahia, secretario Clovis Esequiel Dos antos o Presidente do Sindicato de Desenvolvimento Rural, Paulo e diversas lideranças de Dom Macedo, bem como a população, pela qual saúdo em nome do vice-prefeito, Senhorzinho 
, a diversidade dos alimentos oferecidos surpreenderam os que visitaram a feira: “as pessoas encontraram vários tipos de frutas, hortaliças, sucos integrais, legumes, verduras, ervas medicinais e fitoterápicos, demonstrando a complexidade e a importância da agricultura familiar o lançamento da Feira da Agricultura Familiar, um projeto da gestão municipal do prefeito Egnaldo Piton

o prefeito Egnaldo Piton. Com objetivo de valorizar os produtos do campo e promover a venda de alimentos sem adição de agrotóxicos e de qualidade, é que surge a ideia da Feira. De acordo com o prefeito, a Feira é uma forma de gerar renda para os agricultores locais. “Eu sou filho de agricultor e sei das dificuldades que o pessoal do campo passa. Mas hoje estamos revertendo essa situação”, destacou.



primeira Feira,de agricultura familiar

o secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Jerônimo Rodrigues lembra que a iniciativa do prefeito é brilhante mesmo diante das dificuldades, além do sucesso desde as primeiras horas. “Eu compartilho essa alegria com o prefeito, com a agricultura familiar e os comerciantes. Inciativas como essa é para gerar renda e dinamizar a economia local, além de mostrar a força da que tem a agricultura familiar . Hoje entregamos 30 barracas padronizadas e mudas de ervas florestais”, pontuou.

Já o deputado Bira Coroa enfatizou a riqueza dos alimentos produtos da região presente na feira. “Essa feira é muito importante para dom macedo costa
e quem não é daqui possa conhecer os sabores da cidade”, pontuou.
Princípios



“Essa realidade de hoje só existe após 10 anos de luta dos trabalhadores rurais assentados para conquistar este espaço de venda, nosso trabalho é construído na perspectiva de que os assentamentos façam a transição completa da agricultura convencional para a agroecológica, compreendendo que a agroecologia visa, sobretudo, garantir a segurança e a soberania alimentar dos agricultores e da sociedade”, explica.


A feira é uma oportunidade de estreitar o diálogo entre a população do campo e da cidade, mostrando a importância da
e alimentos saudáveis para a mesa do povo brasileiro. Ela está programada para acontecer todos os domingos
 O evento é uma parceria da prefeitura e a
população