Últimas News

Ex-presidente Lula descarta apoio a Ciro: “Ele é um bom quadro, mas não é um líder”


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não endossa o grupo dos petistas que defende um apoio à candidatura de Ciro Gomes (PDT). Ao receber a visita de alguns deputados na terça-feira (29), ele deu seu parecer. "Ciro é um bom quadro. Mas não é um líder", teria dito o ex-presidente, segundo a coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo.

Preso há quase dois meses na sede da Polícia Federal, em Curitiba, Lula disse aos parlamentares que passa a maior parte do tempo vendo televisão. "Até a Globo eu estou assistindo, gente!", confidenciou, fazendo os visitantes rirem – nos discursos, o petista sempre acusa a emissora de persegui-lo e agir com parcialidade.

Ainda de acordo com a publicação da Folha de S. Paulo, na oportunidade, Lula ainda mostrou ao deputado Silvio Costa (Avante-PE) sua leitura atual: "A Poeira e a Estrada", do autor e cantor pernambucano Maciel Melo. Ciro disse esperar o tempo do PT: Em entrevista a Osvaldo Lyra, da Tribuna da Bahia, em meados de maio, Ciro Gomes revelou ainda ter esperança de entrar em acordo com o PT, embora haja um impasse sobre o tema.

“Respeito o momento traumático que eles estão vivenciando, mas há um país com 207 milhões de pessoas que precisa ser salvo de uma agenda impopular, ‘antipobre’ e antinacional gravíssima que não pode ser legitimada nesse instante”, disse.

“O PT é o principal partido do campo progressista brasileiro. Hegemonizou a política do país ao longo dos últimos 14 anos. É bom lembrar que nesse período inteiro teve o meu apoio em 100% dos dias, sem faltar nenhum. Lula esteve no centro dos processos eleitorais em todas as eleições desde a redemocratização, seja como candidato ou impondo com sua popularidade grande a candidatura de Dilma. Ele esteve presente em todas as eleições. Não é fácil para um partido que tem essa história compreender a dinâmica do que está acontecendo no país”, analisa.