Últimas News

Preso dono de barco que escondia 1t de cocaína e era pilotado por brasileiros em Cabo Verde


A Polícia Federal informou que um dos ingleses que seria dono do barco apreendido com velejadores brasileiros em Cabo Verde, na África, transportando cerca de uma tonelada de cocaína, em agosto de 2017, foi preso na Espanha, nesta sexta-feira (15) Robert James Delbos estava foragido e a prisão dele ocorreu após pedido formulado pela PF.

Robert James foi indiciado por tráfico internacional de drogas segundo informações do G1. A Polícia Federal disse que foram expedidos mandados de prisão preventiva pela Justiça Federal, também contra George Eduard Soul, conhecido como George Fox, outro inglês que também é apontado como dono do barco.

O barco está no nome de uma terceira pessoa, que não teve o nome divulgado, mas as investigações iniciais apontam que Robert e George também são donos, e portanto, responsáveis pela embarcação. A polícia acredita ainda que os ingleses fazem parte de dois cartéis internacionais de drogas. A Policia Federal declarou ainda o interesse na extradição do preso e que, com essa medida, pode ser possível esclarecer pontos da investigação.

Segundo a polícia, George continua foragido, mas é alvo da difusão vermelha da Interpol, onde mais de 180 países recebem mandados de prisão dele. Qualquer país que identificá-lo poderá prender o inglês. Os velejadores brasileiros que estavam com o barco foram acusados de tráfico internacional de drogas e condenados, em março de 2018, a 10 anos de prisão pela Justiça de Cabo Verde.

Foram condenados os baianos Rodrigo Dantas e Daniel Dantas, além do gaúcho Daniel Guerra e o capitão da embarcação, de naturalidade francesa, Olivier Thomas. Os familiares dos brasileiros, no entanto, afirmam que eles não sabiam que a droga estava no barco, que tinha o nome de Rich Harvest. Para eles, os velejadores foram vítimas de uma armação e a droga pode ter sido colocada na embarcação pelo proprietário do barco ou por outra pessoa, sem que os velejadores fossem avisados.
Tags