Nesta quarta-feira (18), dia em que o município de Conceição do Almeida comemora 128 anos de emancipação política, as celebrações acontecem a partir das 5h da manhã com uma grande alvorada festiva, às 6h será realizada a corrida 18 de julho, às 8h será celebrada a missa em Ação de Graças na Igreja Matriz, em seguida o hasteamento das bandeiras e desfile às 10h com a participação das Fanfarras e Escolas do Município.
Pela tarde, a partir das 14h, acontece uma sessão solene alusiva a data na Câmara Municipal. As 16h, ainda tem a lavagem do coreto. Pela noite, às 20h, show musical com Kart Love, Sem Retoque e Logunedé. Será um cronograma extenso de atividades. E para comemorar a data, a Prefeitura entrega a Escola de Formação de Bombeiros às 11h.
A antiga Capela do Almeida, depois de Vila da Nossa Senhora da Conceição do Almeida e atualmente Conceição do Almeida se emancipou do surgimento como aglomerado ou povoado. A origem se deu a uma família de agricultores cujo patriarca era Antônio Coelho D’Almeida Sande, que com sua devoção a Santa Nossa Senhora da Conceição, edificaram uma capela, onde hoje é a igreja matriz.
A Capela do Almeida passou a Vila da Nossa Senhora da Conceição do Almeida, originando suas terras da primeira Vila do Recôncavo da Bahia, que deu origem como outras antigas vilas a dezenas de municípios da região do Recôncavo. O então distrito da Capela do Almeida passou a Vila até a sua emancipação definitiva.