600 colégios estaduais da capital e interior comemoram o Dia do Estudante


[600 colégios estaduais da capital e interior comemoram o Dia do Estudante]
10 de Agosto de 2018 às 20:26 Por: Reprodução Por: Redação BNews00comentários
Em comemoração ao Dia do Estudante, celebrado neste sábado (11), mais de 600 colégios da rede estadual de ensino, da capital e do interior, realizaram nesta sexta-feira (10) e durante a semana uma programação especial com apresentações culturais, gincanas, palestras, oficinas, jogos esportivos e outras iniciativas que dinamizam o ambiente escolar e mostram o protagonismo estudantil. Em Salvador, a equipe gestora do Colégio Estadual Luiz Fernando Macedo Costa preparou uma série de atividades que movimentaram o colégio para celebrar o Dia do Estudante e discutir questões presentes nesta fase da vida de jovens e crianças. Esta sexta foi marcada por duas sessões de exibição de filmes.

No município de Jaguarari, o Colégio Estadual Petrônio Portela realizou uma Gincana com o tema ‘Vivendo a diversidade e repudiando todas as formas de intolerâncias no tocante à Etnia, Gênero, Faixa Etária, modos de vida, religiosidade’. “Aproveitamos os conteúdos aplicados nesse segundo semestre e promovemos um evento cultural nessa semana do estudante. Optamos por esses temas contemporâneos para contemplar as demandas dos grupos sociais presentes no território”, explicou a coordenadora pedagógica Adriana Olívia da Silva. O estudante Lucas Santos, 16, 2º ano do Ensino Médio, comemorou a iniciativa. “Ainda existe muito preconceito e esse tipo de trabalho dentro da escola ajuda a olhar o outro com mais respeito às diferenças”. 
Os estudantes do território do Portal do Sertão também foram homenageados. Em Terra Nova, a comunidade escolar participou de programação cultural diversificada. No município de Coração de Maria, uma batalha de rap e o concurso Beleza Negra animaram o Colégio Estadual Colomba Dalto. Palestras motivacionais e atividades esportivas fizeram parte da programação dos colégios estaduais Teotônio Vilela, Monsenhor Mario pessoa e Uyara Portugal, em Feira de Santana.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, destaca que as comemorações alusivas ao Dia do Estudante mobilizam toda a comunidade escolar. “São atividades lúdicas que envolvem os estudantes, professores e gestores e dinamizam o ambiente escolar com música, teatro, dança, artes, cultura, esportes, gincanas e ciência”, destaca. No Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Chapada Diamantina, em Wagner, a programação contou com jogos de futsal, dominó e xadrez, além de apresentações de música e dança. Já no Litoral Sul da Bahia, os estudantes do Colégio da Polícia Militar de Ilhéus participaram de palestras, sorteios de brindes e lanche coletivo. O Colégio Estadual Carneiro Ribeiro, localizado no município de Uruçuca, promoveu um campeonato de Futsal e Baleado.