Os motoristas que estacionaram no centro da cidade de Itabuna, no sul da Bahia, nesta última segunda-feira (6), não pagaram pela zona azul. A taxa deixou de ser cobrada após determinação da Justiça do estado. A decisão foi deferida no dia 18 de julho, mas a empresa que administrava o serviço, Dom Parking, só suspendeu a atividade nesta segunda-feira.
Por conta da parada, cerca de 20 funcionários foram demitidos e outros receberam férias coletivas. A Justiça determinou a suspensão da cobrança após a Prefeitura de Itabuna decretar o fim do contrato com a Dom Parking e a empresa recorrer da decisão. O decreto da Prefeitura foi publicado no dia 10 de maio.
No entanto, no dia 25 do mesmo mês, a 1ª Vara da Fazenda Pública concedeu uma liminar para que a empresa voltasse a operar, mas,logo em julho, a Justiça determinou a suspensão. A empresa foi notificada no último dia 31 de julho, mas ainda cobrou pelo estacionamento até o último sábado (4) deste mês. Nesta última segunda-feira (06), muitos motoristas foram pegos de surpresa com a falta da cobrança no centro da cidade segundo o G1.
"Tentei ativar minha vaga e não consegui. Eu não sabia que tinha sido suspenso o pagamento", contou a professora Vitória Solange. Em contato com a reportagem, a empresa Dom Parking informou que recorreu da decisão da Justiça, mas não comentou sobre as demissões.
A empresa começou a atuar na cidade em 2014 pra explorar o sistema de estacionamento no centro. Ao estacionar em uma vaga, o motorista tinha dez minutos de tolerância para permanecer no local sem precisar pagar. Caso ultrapassasse esse tempo, precisaria comprar créditos com um monitor da empresa. Para os carros, o valor era de R$ 2 por hora.