Novo aplicativo permite usuários do Bolsa Família acesso a informações do Cadastro Único

O Governo Federal lançou o aplicativo Meu CadÚnico, que permite o acesso a informações do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. 

Com o app, os beneficiários do Bolsa Família podem verificar se seus dados estão atualizados, a renda informada e quem são os integrantes da família cadastrados, evitando o cancelamento do pagamento. 

Por meio da ferramenta, também é possível obter o Número de Identificação Social (NIS) de todos os componentes da família. 

Até agora, para saber o NIS, era preciso comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da prefeitura ou acessar o site Consulta Cidadão. 

O aplicativo também permite validar o comprovante de cadastramento no CadÚnico a partir do leitor de QRCode. Por meio do código ou de uma chave de segurança, o interessado pode compartilhar esse comprovante, se for preciso provar a autenticidade da informação, como no caso de pedidos de isenção da taxa de inscrição em concursos públicos ou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

A ferramenta permite compartilhar o documento via WhatsApp ou encaminhar o QRCode por e-mail. O aplicativo está disponível para download em celulares com sistemas Android e IOs. 

Quem não está inserido no Cadastro Único também pode acessar o aplicativo, buscando informações sobre o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo. Com informações do site Recôncavo News.