Últimas News

Partidos políticos atrasam repasses de fundo eleitoral, e candidatos reclamam

03 de Set // Foto: Bahia Notícias | Eleições 2018
Duas semanas após o início da campanha, candidatos receberam de seus partidos apenas R$ 585 milhões do fundo eleitoral, 34% do R$ 1,71 bilhão total a que têm direito, de acordo com base nos relatórios enviados pelos candidatos ao TSE. Apesar de os diretórios das legendas terem recebido o dinheiro, candidatos relatam atraso no repasse de suas cotas.

Apenas 1.041 candidatos declararam ter recebido verba pública. É uma fração de 3,7% de um total de 27.660 inscritos para concorrer a deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente neste ano. O dinheiro é repassado pelo partido político após cada candidato informar o CNPJ de sua conta.

Mas não há prazo para fazer a transferência. Financiado pelo Tesouro Nacional, o fundo foi inaugurado nestas eleições para substituir as doações de empresas, proibidas em 2015. "Até agora não recebi um real, estou administrando com recursos próprios. Não tem dinheiro para combustível, nem para contratar gente para panfletar", afirmou o deputado estadual Marcelo Nilo (PSB-BA), candidato a deputado federal segundo O Globo.

O candidato a governador do Espírito Santo pelo PSL, o deputado federal Carlos Manato, ainda não recebeu o fundo eleitoral e relata que usou dinheiro do partido para imprimir santinhos. "Não contratamos marqueteiro, as mídias sociais estão no osso, materialzinho no osso", diz Manato.