Últimas News

Programa de Aquisição de Alimentos beneficia famílias em Dom Macedo Costa



Agricultores familiares vendendo sua produção para a Prefeitura e famílias carentes recebendo alimentos saudáveis! É assim que funciona o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) – Execução Direta, ação pioneira implantada no município e que foi lançada pela gestão municipal na última quinta-feira (30), com a presença do prefeito Guito.
Também esteve presente o vice-prefeito Senhorzinho, as secretárias Mara Borges e Selma Lemos, representantes da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDH) e do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar – Recôncavo (SETAF). O prefeito Guito destacou a importância da implantação de projetos como o PAA, que passam a chegar ao município atualmente, como forma de contribuir para a permanência das populações do campo, desenvolvendo a economia local.
A secretária Mara Borges pontuou que o PAA é mais uma política pública que objetiva promover o acesso à alimentação de quem está em situação de insegurança alimentar e de fortalecer a agricultura familiar. Em sua fala, Mara Borges também lembrou as palavras de Santo Agostinho. “Não há dignidade onde há fome”, reafirmou.

“Essa é uma política que permite que se capitalize os produtos do agricultor familiar. Sabemos das dificuldades do homem do campo para vender seus produtos.Com o PAA, o agricultor pode vender sua produção sem intermediários”, esclareceu José Dias, representante do SETAF. Já o técnico Fernando Pimenta, da SJDH, explicou que além de gerar renda para o produtor, há também o fator social.

“Com a doação para as famílias em vulnerabilidade social, o PAA vem ser uma importante ferramenta para combater a fome no município, assim como no estado”. Dom Macedo é um dos 21 municípios contemplados com o PAA - Execução Direta.

Aqui são 25 agricultores cadastrados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, e que venderão todos os meses os produtos à Prefeitura, que fará a entrega para 80 famílias macedenses em vulnerabilidade, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. Apenas hoje, já foram comprados R$ 10.138,00 em produtos do campo, que somaram 2.543 kg de alimentos saudáveis distribuídos para quem mais precisa.