A prefeitura de Muniz Ferreira, através da secretaria municipal de educação e Saúde, promoveu a Caminhada pela Valorização da Vida no município. Centenas de pessoas participaram do ato, que teve como objetivo consciencializar e alertar a população sobre a prevenção do suicídio.
A mobilização, que aconteceu na segunda -feira (10), percorreu ruas do município chamando a atenção para o problema, que se tornou um caso de saúde pública. Números do Ministério da Saúde mostram que são 32 brasileiros mortos por dia. Para especialistas, nove em cada 10 casos poderiam ser evitados com encaminhamento correto ao tratamento.
A coordenadora pedagógica Luize município, aponta a importância da mobilização para a conscientização da comunidade. “Estamos felizes com a participação efetiva dos nossos parceiros nessa caminhada que visa a conscientização pela vida e o não ao suicídio. Muitas pessoas podem estar pedindo socorro e precisamos estar atentos”, revela. Com a participação especial dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e com a a a animação da caminhada amarela tomou conta da Avenida O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio e durante todo esse mês, foram realizadas campanhas nas unidades de saúde com objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio e as suas formas de prevenção.
O prefeito Wellington Vieira esteve acompanhando a ação e se mostrou satisfeito com a atuação dos servidores do município. “Quero parabenizar a iniciativa da secretaria municipal de saúde, através da secretaria de educação Luzia Viera e coordenadora pedagógica Luize e todo o corpo de profissionais que compõem esta secretaria. Agradecemos, também, às secretarias que fazem parte da nossa administração, estudantes, representantes das igrejas. O Setembro Amarelo tem uma função muito importante, que é alertar a chamar a atenção da sociedade para o problema do suicídio, devolvendo a esperança de dias melhores. Esse mal existe e temos que combatê-lo. Nós apoiamos essa causa”, destaca o gestor.
Gildelia, secretária de saúde do município, , reconhece o suicídio como um caso de saúde pública e destaca o esforço da secretaria de saúde em promover ações de combate ao problema. “O evento teve o objetivo de levar para a população Muniz Ferreira esclarecimentos sobre o combate ao suicídio, esse mal que assola o mundo e está dizimando famílias. Essa foi uma ação importante e podemos dizer que nossa mensagem foi repassada”, conclui.

